04 mitos sobre as certificações no mercado de TI

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

04 mitos sobre as certificações no mercado de TI

Há muitas dúvidas que perpassam o mercado de TI, mas uma das mais recorrentes diz respeito às certificações da área. Antes de falar sobre esse assunto, é importante que você saiba alguns dados do mercado, que apresento a seguir.

Por: William Miranda

codigo-de-programacao-com-fundo-laptop_1134-61Em São Paulo, a oferta de vagas em TI cresceu três vezes mais do que todas as outras e, nos próximos anos, estima-se que surjam cerca de 750 mil empregos no ramo. O levantamento é da Kelly Services, gigante de soluções em RH. A Softex, Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, fez uma constatação surpreendente: até 2022, o Brasil terá um déficit de 400 mil profissionais de TI. Com tanta oferta e pouco pessoal, muitos acham que fazer um curso qualquer é o suficiente para garantir um bom emprego na área. Não é bem assim.

A reclamação da maioria dos recrutadores de profissionais da Tecnologia da Informação é de que falta gente qualificada para preencher os postos. E como você acha que as pessoas conseguem se destacar e subir na carreira? Investindo em certificações. Esta é a resposta para a dúvida que iniciou este texto. A certificação nada mais é do que o reconhecimento das habilidades de alguém. Não é o próprio profissional quem diz que é bom, mas uma empresa consagrada no mercado, como a Oracle, por exemplo. Com esse documento, o recrutador não terá dúvidas de que você é bom no que faz. E isso eleva o profissional da TI a outro nível.

Você pode questionar se cursar a faculdade já não é o suficiente. A resposta é não. Isso porque o currículo dos cursos universitários é muito engessado e, em uma área que está em constante mudança, faculdade nenhuma dará conta de absorver tanta transformação. Outro ponto é que a sala de aula convencional dá muito destaque à teoria, o que é pouco usado no dia a dia das empresas. A certificação é mão na massa e é por isso que ela é tão valorizada pelas grandes companhias.

Desmistificando as certificações

Por causa da grande quantidade de vagas disponíveis, muitas pessoas desejam mudar de carreira para se tornar um profissional da Tecnologia da Informação. O problema, no entanto, é que por desconhecer a área muitos acabam acreditando em mitos que circundam a profissão. Aqui, descrevo alguns deles.

Mito 1: É impossível ser certificado sem ter experiência

Isso não é verdade. Empresas desenvolvedoras como a Oracle, por exemplo, estão aptas a certificar alguém com base em provas aplicadas pela própria instituição. E não há pré-requisitos de formação, qualquer um pode se candidatar e prestar os exames. Só em alguns casos, geralmente em provas mais avançadas, é que é preciso comprovar experiência. Uma delas é a PMP, em que o candidato deve ter sido gerente de projetos. Na maioria dos casos, a única coisa que você realmente precisa é de domínio do conteúdo ao qual almeja se certificar.

Mito 2: É impossível ser certificado sem ter feito faculdade

Outra inverdade. Como falamos, a maioria das provas de certificação têm como objetivo avaliar a sua capacidade técnica. Elas não exigirão diplomas ou qualquer outro tipo de formação prévia. O que você precisa fazer é estudar o conteúdo cobrado.

Mito 3: É impossível ser certificado sem falar inglês

Mais uma armadilha. Na Tecnologia da Informação, como em qualquer área da tecnologia, falar inglês é um requisito importante e ajuda na progressão da carreira. Ainda que empresas como a Oracle apliquem os testes na língua estrangeira, a fluência não é obrigatória. Se você for capaz de compreender palavras e mecanismos básicos de inglês, já pode se candidatar. Para saber se seu nível no idioma é suficiente, recomendamos que faça os simulados das provas, disponíveis da internet. Caso não saiba absolutamente nada de inglês, você pode procurar por algumas empresas que aplicam as provas em português. É o caso da Microsoft e de algumas da IBM.

Mito 4: A certificação não é tão importante assim

Neste ponto do texto espero já ter convencido você de que investir em certificações é a melhor maneira de se destacar no mercado de TI. Se ainda têm dúvidas, aconselho que ouça outras vozes da Tecnologia da Informação. De fato, para atuar na área não é preciso ser formado ou certificado, mas, se você quiser alcançar boas posições na área, não tem jeito: as certificações são o respaldo técnico que você precisa. Isso te fará disparar na frente da concorrência.

Gostou do nosso artigo? Tem algo a acrescentar? Ficou com alguma dúvida? Se a resposta for sim para qualquer uma das perguntas deixe um comentário para que a gente possa te ajudar ainda mais.

Fonte: Profissionais TI

Texto original:
https://www.profissionaisti.com.br/2016/11/04-mitos-sobre-as-certificacoes-no-mercado-de-ti/