3 tendências críticas de Cloud Computing para 2019
Embora a maioria da indústria de nuvem não pareça vê-las chegando
Por: David S. Linthicum
As previsões para computação em nuvem em 2019/2020 estão começando a aparecer, e não vejo nada que já não seja óbvio.
Previsões como o “crescimento dos serviços em nuvem” e “a segurança será mais importante” são tão óbvias que apenas aqueles muito desligados não chegaram a vê-las em algum momento meses atrás.
Seria útil ter um conhecido alguém que trabalhe no limite da computação em nuvem todos os dias, e que não tem medo de prever o que realmente está por vir na próxima curva da estrada. A boa notícia é que não sou muito tímido, nem muito modesto para não me arvorar a assumir esse papel. Portanto, aqui estão três tendências de nuvem que terão efeito profundo na comunidade de nuvem em 2019, embora a maioria da indústria de nuvem não pareça vê-las chegando.
1. A complexidade da nuvem se tornará um grande problema
Como indústria, gastamos muito tempo e milhões de dólares migrando cargas de trabalho para a nuvem. O resultado acabou sendo uma arquitetura distribuída muito complexa.
Por quê? Na maioria das vezes, a estrutura on-premise não desaparece, pelo menos não por enquanto. Portanto, você deve gerenciar aplicativos e dados on-premise e em várias nuvens. Além disso, você deve fornecer serviços de segurança sistêmica em todos os sistemas, bem como monitoramento e gerenciamento abrangentes. Em outras palavras, você precisa fazer com que a nova tecnologia funcione perfeitamente com a tecnologia antiga. Melhor tratar disso o quanto antes!
2. O excesso de certificação de pessoas na nuvem
Não me entenda mal: as certificações de provedores de nuvem são importantes para determinar quem tem habilidades básicas. No entanto, agora essa necessidade está sendo levado a um extremo bobo.
Todos nós provavelmente teremos uma grande ressaca de certificação no ano que vem, já que muitos certificados não valem nada no mundo real. Saber memorizar e fazer testes não significa que você possa entender a natureza mutável da nuvem.
Eu prefiro contratar alguém que possa acompanhar a natureza da computação em nuvem, em rápida mudança, em vez de pessoas que são boas em manter um monte de informações em suas cabeças por um curto período de tempo.
3. Automação se torna obrigatória
A maioria das organizações que entende como gerenciar a nuvem faz isso usando automação. Processos predefinidos que são iniciados por políticas predefinidas.
Os dias em que você podia realmente gerenciar a nuvem sem automação acabaram. Se isso já não aconteceu, você vai cruzar o ponto de inflexão de cerca de 200 sistemas baseados em nuvem em 2019. Nesse ponto, a automação e as ferramentas relacionadas são a única maneira de rastrear muitos sistemas e manter boas práticas de gerenciamento.
Fonte: CIO
Texto original:
http://cio.com.br/tecnologia/2018/07/24/3-tendencias-criticas-de-cloud-computing-para-2019/