5 ferramentas que ajudam a criar uma cultura DevOps

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

5 ferramentas que ajudam a criar uma cultura DevOps

São soluções que oferecem serviços que vão desde o gerenciamento de configuração até a portabilidade de aplicativos

A produção de códigos nunca era rápida o suficiente enquanto os encarregados de manter os servidores rodando suavemente se irritavam com o ritmo do trabalho, com os processos e com os requerimentos. Mas foi-se o tempo que desenvolvedores e times de operação viviam em conflito.

Desde o advento da DevOps (desenvolvimento e operação), essas frentes de batalha vem sendo pacificadas, muito graças a ferramentas que surgiram para preencher lacunas.

São soluções que oferecem serviços que vão desde o gerenciamento de configuração até a portabilidade de aplicativos. Aqui estão algumas ferramentas de destaque e que chamam a atenção para o tema dentro das organizações nos dias de hoje.

Chef

Trata-se de um framework para sistemas e infraestruturas em nuvem que automatizam a construção, entrega e gerenciamento de infras por meio de scripts curtos e repetíveis chamados “receitas” (recipe). O verdadeiro poder do Chefe talvez sejam seus módulos de configurações plugáveis (conhecidos como cookbooks). Existem aproximadamente 2 mil dessas facilidades disponíveis na comunidade dedicada a ferramenta.

Docker

O Docker traz portabilidade a aplicações colocando-as em contêineres tecnológicos, onde os sistemas rodam em unidades autoempacotadas que podem ser movidas através de diferentes plataformas. Composto do Docker Engine, que confere leveza no tempo de processamento e empacotamento das ferramentas, e do Docker Hub, serviço em nuvem para compartilhamento de aplicações e automação de fluxo de trabalho.

Puppet

O Puppet Enterprise, do Puppet Labs, oferece orquestração de data center através da automatização, configuração e gerenciamento de máquinas e softwares. Em sua versão 3.7, apresentou um recurso de Apps, direcionado construção de aplicações para automação de tecnologia, incluindo soluções para gestão de um grande número de sistemas que mudam com frequente.

Saltstack

A ferramenta prove gerenciamento para automação de dados, provisionamento de servidores, construção de nuvens e configuração de aplicações. Ferramenta de automatização de infraestrutura em nuvem por evento que pode mecanizar tarefas dentro dos fluxos em uma abordagem que facilita desenvolvedores e aplicações.

Splunk

Splunk é uma ferramenta para encontrar e resolver questões em tempo real através do ciclo de vida da aplicação, permitindo que os desenvolvedores visualizem dados em ambientes de produção sem acesso a máquinas produtivas. A tecnologia permite que seus usuários abracem processos devosp, incluindo continua integração e entrega de ferramentas.

Fonte: CIO

Texto original: 
http://cio.com.br/tecnologia/2018/03/17/5-ferramentas-que-ajudam-a-criar-uma-cultura-devops