Só 6% das empresas têm desenvolvedores capacitados para a criação de apps

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Só 6% das empresas têm desenvolvedores capacitados para a criação de apps

aplicativo_movel

Pesquisa realizada nos Estados Unidos e Reino Unido indica que o atraso no desenvolvimento de aplicativos móveis afeta receita das empresas

Apenas 6% das empresas possuem profissionais com todas as habilidades necessárias para o desenvolvimento de aplicativos móveis. Pelo menos é o que aponta um estudo encomendado pela OutSystems que ouviu 228 diretores e gerentes de empresas dos Estados Unidos e do Reino Unido.

“O grande desafio é encontrar desenvolvedores capacitados que estão em falta do mercado e cada vez mais caros”, indica o levantamento, que atentou para atrasos significativos na criação de projetos de mobilidade, gerando a incapacidade de atender as demandas do mercado a afetando diretamente a receita das organizações.

Quase 75% dos entrevistados relataram ter entre 6 e 15 desenvolvedores trabalhando em suas iniciativas de aplicativos móveis e mais de 21% possuem entre 16 e 30 profissionais.

Além disso, dentre as empresas ouvidas, 63% possuem entre 11% e 25% de vagas abertas para a função (proporção relativa ao tamanho atual da equipe) e 29% tiveram aumento de 26% a 50% de vagas abertas. As três principais habilidades requisitadas para a contratação são: conhecimento em Java (31%), JavaScript (19%) e .NET (17%).

A pesquisa identificou, ainda, que mobilidade figura como um tópico quente para praticamente todas (99%) organizações entrevistadas. Além disso, nos últimos 12 meses, 95% dos entrevistados gerenciaram entre 1 e 10 projetos.

Outros dois apontados pela pesquisa são: orçamento (53%) e tempo (50%)”, aponta o relatório. De acordo com o estudo, mais da metade dos entrevistados (51%) declararam que levam, em média, de 3 a 6 meses para o desenvolvimento e a entrega de um aplicativo móvel completo. 6% dos entrevistados precisam de um ano.

Os três principais objetivos para que as empresas desenvolvam apps tocam pontos como gerar receita (64%), melhorar a experiência de mobilidade em aplicativos existentes (58%) e aperfeiçoar a experiência do cliente (52%).

Híbrido X Nativo X HTML5?

Sobre o tipo preferido de ambiente de desenvolvimento de aplicativos móveis, um terço dos respondentes votou em híbrido (33%), enquanto 29% preferem o nativo e 22% optam por HTML5. 16% afirmaram que isso varia caso a caso.

Fonte: Computerworld
Texto Original: http://computerworld.com.br/tecnologia/2015/01/14/so-6-das-empresas-tem-desenvolvedores-capacitados-para-a-criacao-de-apps/