ACORDE! COMUNICAÇÃO É DIFERENCIAL!
Por: Rafael Sá Oliveira
De 40.000 e 10.000 anos atrás surgiu o homem de Cro-Magnon e com ele artefatos mais sofisticados, o desenvolvimento da fala e da linguagem e a formação de uma embrionária organização social baseada na comunicação. Desde então, a boa comunicação é fator preponderante para o sucesso pessoal, profissional e intelectual.
Alguém acha que é por acaso que o termo TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) vem sendo utilizado cada vez mais? A ITIL, o CobiT e, mais declaradamente, o PMBOK, tratam a comunicação como fundamental para o alinhamento de metas, expectativas, requisitos e responsabilidades pertinentes aos projetos, a Gestão e a Governança. Além disso, registram em consonância, que a comunicação inadequada é caminho inegável para ao insucesso de qualquer atividade.
Por esta importância, cabe aos comunicadores seguirem algumas dicas para a comunicação escrita e oral:
Evite erros de português
Aprimore seu conhecimento sobre a língua utilizada para não cometer erros grosseiros, é fato comprovado que este tipo de acontecimento desvia o foco da comunicação para a linguagem e não para a informação transmitida;
Evite Ordem Indireta
Exemplo: O carro será lavado pelo Motorista.
Prefira: O Motorista lavará o carro;
Evite dupla negativa
Exemplo: Não é proibido fumar neste local.
Prefira: É permitido fumar neste local;
Use sempre uma versão afirmativa
Estudos de Neurolinguística comprovaram que o cérebro humano é muito mais receptivo a informação apresentada em forma de afirmação, o que facilita consideravelmente a possibilidade de aceitação de um projeto, a venda de um produto ou de uma ideia para seu superior;
Evite prolixidade
Exemplo: Prosopopeia amigável entre estimados.
Prefira: Bate papo entre amigos;
Tenha empatia na comunicação
Coloque-se no lugar do receptor ao transmitir uma informação, assimilando o fato de que você, por saber do que se trata, pode entender facilmente o que escreveu ou falou mas algum desconhecedor do assunto pode não entender absolutamente nada;
E por último, e não menos importante:
Simplifique
Sem rodeios, voltas e palavras não usuais.
Lembre-se que o alcance e a eficiência da comunicação é decisivo para o sucesso de suas ações e ideias. Abuse e use deste poder!
Fonte: Profissionais TI
Texto Original:
http://www.profissionaisti.com.br/2015/05/acorde-comunicacao-e-diferencial/