Empresas brasileiras buscam especialistas em TI para cargos temporários

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Empresas brasileiras buscam especialistas em TI para cargos temporários

lego_computador_placaEm até cinco anos, os profissionais temporários deverão “igualar o grau de importância” dos colaboradores permanentes dentro das organizações. Esta é a opinião de 87% dos diretores de Recursos Humanos entrevistados em uma pesquisa da Robert Half, realizada em novembro de 2014 e que considerou a opinião de 1675 gestores de 12 países (sendo 100 brasileiros).

A consultoria credita tal previsão ao amadurecimento do mercado, que tem enxergado o profissional temporário como um especialista para ocupar posições estratégicas nas companhias, por exemplo, na implantação de sistemas e processos. “Nos grandes centros, as oportunidades estão nas áreas de tesouraria, contas a pagar e receber, tributária e tecnologia da informação”, aponta um relatório.

A ideia é que esses profissionais agreguem conhecimento, sem que as organizações assumam custos de uma contratação de longo prazo para projetos com tempo determinado. A contratação de mão de obra temporária é regulamentada pela Lei Federal 6.019, para o período de três meses, podendo ser estendida por igual período. “Se a demanda se estender, a empresa já tem um profissional testado para uma possível oferta permanente”, adiciona.

Fábio Saad, gerente sênior da Robert Half, observa que o mercado tem buscado profissionais com conhecimento de tecnologia e negócios capazes de estabelecer uma ponte entre as áreas usuárias e o departamento de TI.

A pesquisa indica que as principais razões para o aumento da contratação de temporários no Brasil são: necessidade de mais flexibilidade de recursos (31%); análise de custo (28%); desenvolvimento de mais trabalhos com base em projetos (18%); capacidade de desenvolver habilidades não disponíveis na empresa (15%); capacidade de planejamento econômico flutuante (2%); e apoio ao aumento da carga de trabalho (2%).

No processo de contratação desse perfil de profissionais para funções de média e alta gerência as habilidades mais valorizadas são a capacidade de autogestão, especialização, proatividade e domínio do idioma inglês, acrescenta a consultoria.

Fonte: Computer World

Texto Original:
http://computerworld.com.br/empresas-brasileiras-buscam-especialistas-em-ti-para-cargos-temporarios