7 atitudes para alavancar sua carreira

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

7 atitudes para alavancar sua carreira

Por: Paulo Cheles

Carreira sólida não é pose, é atitude.

A distin29ção de eficiência entre profissionais acontece em todas as áreas. Quem não conhece alguém que é fera no que faz?
Você nem mesmo precisa ter visto a pessoa em ação, isto é, a forma como ela se porta e/ou referências de terceiros acabam formando sua opinião. Pois bem, neste artigo vou apresentar sete e doze atitudes que vão te colocar em evidência e alavancar sua carreira no médio prazo. Saca só:

1. Realize além do proposto / solicitado: Não é de hoje que quem produz muito se destaca. A intenção aqui não é sugerir que você trabalhe feito um condenado sem reconhecimento. É preciso manjar dos paranauê ter parcimônia, pois quantidade é diferente de qualidade. Veja bem: criar uma lista desordenada é diferente de criar uma lista em ordem alfabética ou ordenada por prioridade. Crie coisas úteis, mesmo que sua função seja criar coisas.

 2. Assuma responsabilidades: Repense sua função caso sempre tenha informações esmiuçadas sobre o que e como deve realizar suas atividades. Não caia na armadilha de fazer muito o que sabe fazer bem, afinal, isso já está aprendido. Levante essa mão e assuma novas responsabilidades, pois este é o primeiro passo para adquirir novos conhecimentos e demonstrar que é capaz de muito mais do que já tens feito.

 3. Tome decisões fundamentadas: Odeie a negligência e busque participar do processo decisório, mesmo que como ouvinte. Aos poucos vais desenvolver maturidade e apresentar opiniões mais consistentes sobre como realizar determinadas atividades. Além de tomar mais decisões, por menores que sejam, é importante assumir as consequências envolvidas, sejam créditos ou deméritos, não espere que vá acertar tudo ou decidir apenas com base no que você acha certo. Boas decisões podem incluir um caminho do qual você não gosta, contudo, que é o mais sensato. Agradar a si mesmo é diferente de ter o job feito da melhor maneira possível.

4. “Nunca deixe que alguém lhe impeça de fazer o seu trabalho”: Ouvi isso aos 14 anos e nunca mais esqueci. Depois descobri que essa frase é a versão bonita de algumas outras, vejamos:

“Não culpe alguém caso você não consiga fazer o que tem que fazer”

“Empresas querem coisas prontas e não um culpado por elas não estarem”

Quando estiver “travado” em um processo produtivo, busque alternativas para contornar a necessidade do trabalho alheio, seja iniciando uma tarefa complementar ou simulando o resultado do trabalho em questão. De forma alguma aponte isso como um problema, se o fizer, faça-o de forma construtiva e apresente a solução em seguida.

5. Faça o trabalho dos outros: Pensou que seria simples? Alavancar a própria carreira está extremamente ligado a ajudar outras pessoas a alavancarem as suas respectivas. Em alguns momentos seus parceiros de time não acompanharão seu ritmo, mas lembre-se: em outras situações a recíproca será verdadeira. Ajudar as pessoas que trabalham contigo a cumprirem tarefas diferentes das suas é uma ótima maneira de adiantar o seu lado. De quebra você também aumenta seu know-how sobre o assunto. O valor é gerado com a união do trabalho de várias pessoas, logo, se você descasca laranjas e outra pessoa faz o suco, ajudá-la em uma oportunidade é o primeiro passo para que você faça seu próprio suco sozinho.

6. Estude e aplique: Este item soa clichê, contudo, elaborar uma lista sem ele seria praticamente criminoso. Estudar é essencial e você está cansado de fazer saber. A empresa infelizmente não é um laboratório para experimentos de coisas que você estudou. Apresente soluções para problemas ou novas ferramentas com base em casos de sucesso e faça com que as pessoas ao seu redor “comprem o plano” (vide item 3).

7. Demonstre conhecimento complementar: Crie oportunidades para conversar sobre o negócio da empresa. Compreenda o segmento de forma a contribuir com outros setores e fazer com que as pessoas questionem uma subutilização de sua capacidade.

Caso você já aplique alguns dos itens listados, certamente está se sobressaindo frente aos demais. Tenha em mente que não se trata de uma corrida, contudo, é importante saber se posicionar de forma a atingir seus objetivos em uma organização.

Ah, lembre-se de compartilhar essas dicas com aquele amigo(a) que anda “dormindo no ponto”.  Sucesso!

 

Fonte: Profissionais TI

Texto Original:
http://www.profissionaisti.com.br/2015/10/7-atitudes-para-alavancar-sua-carreira/