Novato ou experiente? O mercado de trabalho não está fácil para ninguém…

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Novato ou experiente? O mercado de trabalho não está fácil para ninguém…

Por: Fernando C. G. D. Guerra

41Olá leitores! Seguem minhas considerações sobre o assunto “Mercado de Trabalho”.

Depois de ler o texto “De volta ao mercado, mas não voltei a mesma“, resolvi voltar a redigir. A cada novo emprego em que passamos temos que voltar a aprender como se comportar e atuar no novo local de trabalho, mas, muitas vezes nos assustamos quando encontramos os mesmos problemas que muitas vezes nos irritava no emprego anterior.

Para o profissional que está em busca de novos desafios, ao encontrar os mesmos problemas dos quais já estava acostumado, nem sempre é uma tarefa fácil, pois pode cair em desanimo por mais que diga que não. Neste caso, o profissional deve aprender a superar tais problemas, pois, com o tempo observará que o que muda na verdade é apenas a cultura da organização.

A boa ou má noticia é que, quando o profissional começa a transitar por diversas organizações como consultor, observa que os problemas existentes nas empresas são sempre os mesmos: falha de comunicação, falta de documentação, retrabalho, brigas de poder entre os funcionários por interesses próprios e outros temas que, supostamente, alguns garantem serem resolvidos por meio da gestão por processos ou projetos.

Mas na verdade o mercado de trabalho não está fácil para ninguém, seja para um profissional novato ou experiente. A cada ano que passa os contratantes exigem mais conhecimentos dos candidatos para preencherem suas vagas. Geralmente inicia-se o processo de seleção por meio de um teste teórico para, posteriormente, ir para uma entrevista ou teste prático.

É comum encontrar pessoas de todas as idades concorrendo para uma mesma vaga. Os iniciantes sofrem pela falta de experiência, enquanto os experts passam aperto pelo excesso de experiência.

Possuir certificações ou outros títulos acadêmicos não garantem que o profissional tenha toda aquela experiência, afinal, temos o conteúdo, mas poucos são aqueles que, de fato, utilizaram boa parte do conhecimento que estudaram.

Para as empresas diferenciarem quem é quem no mercado não é uma tarefa fácil também, e ela tem que definir critérios para selecionar os muitos candidatos disponíveis ou interessados na vaga.

Além da expertise, os veteranos sofrem com o quesito salário, pois muitas empresas ficam com medo de contratá-los se a remuneração anterior era maior do que se deseja pagar. Imaginam que, se o profissional tinha uma remuneração muito boa antes, ele tende a ficar pouco tempo na empresa devido a insatisfação salarial.

As empresas menores também não contratam por medo do profissional qualificado sair devido à baixa remuneração, ao mesmo tempo a empresa grande pode não contratar porque ainda deseja alguma outra qualificação por parte do empregado.

Nestes casos, o profissional fica vendido ao mercado numa situação complicada, pois suas contas aguardam a sua recolocação. Um bom filme que descreve esta situação é o Amor Sem Escalas. Para quem não assistiu, assista e reflita as conversas com os demitidos e pense sobre seus sonhos e carreira.

Outro grande desafio é mudar de área. Muitas vezes os recrutadores não veem isso com bons olhos. Mas, sem percebermos, o tempo passa muito rápido e as vezes a troca de tecnologia passa a impressão de estarmos evoluindo, mas na verdade, talvez, estejamos apenas batendo o mesmo prego com um martelo diferente.

Agora conhecendo um pouco mais do mercado, qual é o seu plano B para enfrentar uma longa jornada na busca de recolocação profissional? Será que as certificações são o caminho? Uma nova pós-graduação? Um novo curso? Um novo plano de carreira em um mercado globalizado? Afinal, o que se precisa para agradar os senhores de engenho?

Se você é empregado, tenha em mente que se você não está motivado, outros estão, e estes querem a vaga ao qual você não está satisfeito. 🙂

Que o mercado de trabalho está concorrido eu até concordo, mas será que ele mudou?

Obrigado aos que chegaram até o final deste texto.

Deixe seu comentário! Aceito sugestões para continuar o debate em textos futuros.

 

Fonte: Profissionais TI

Texto Original:
http://www.profissionaisti.com.br/2015/11/novato-ou-experiente-o-mercado-de-trabalho-nao-esta-facil-para-ninguem/