Aposte no networking para retornar ao mercado de trabalho

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Aposte no networking para retornar ao mercado de trabalho

Conheça alguns passos imprescindíveis para mantê-lo vivo profissionalmente.

Por: Ana Claudia S. Reis.

 

O ano de 2015 foi um período marcante para a história do País, principalmente por conta da instabilidade na economia e da recessão dos investimentos em diversos setores do mercado. Quando esses movimentos ocorrem, o índice de emprego é um dos primeiros a sentir o reflexo das mudanças. Os cortes acabam se tornando inevitáveis e, consequentemente, a taxa de profissionais desempregados é elevada em variadas posições.

No mercado executivo, o cenário não foi diferente. As contratações apresentaram quedas e algumas empresas criaram alternativas para minimizar os impactos, como agregar áreas a um único executivo, que acaba acumulando funções.

 Com isso, temos atualmente um mercado de trabalho repleto de bons profissionais procurando novas oportunidades. Entre tantas pessoas com elevada competência, vale traçar uma estratégia para alavancar a busca por uma nova vaga. Manter o networking alinhado, atualizado e operante é a alternativa mais comum e vital nesse processo. Uma rede de contatos que conheça o seu perfil e desempenho pode garantir a recolocação em sua área de atuação.

Mas, afinal, você está fazendo o seu networking de maneira assertiva? Alguns passos são imprescindíveis para mantê-lo vivo.

Conheça-se: Sim. Pode parecer óbvio, mas se conhecer é o primeiro passo para estabelecer uma rede interessante de contatos. Avalie seus pontos fortes e o que tem a melhorar, saiba qual é o seu perfil de liderança e qual foco você dará para a sua carreira a partir desse momento. Assim, o contato será muito mais assertivo.

Analise os seus contatos: Determine os seus contatos mais importantes e faça um banco de dados com todos os nomes. Entre em contato e diga de forma entusiasta que está procurando uma nova oportunidade no mercado. Eles podem ser decisivos para uma indicação certeira.

Faça um planejamento: Isso mesmo, planeje-se. Quem você irá procurar primeiro? Qual empresa lhe dará mais chance de ingresso? Essa ação evita que você perca tempo nessa atividade.

Circule: Quem disse que o networking é só para os seus contatos antigos? Participar de eventos, reuniões e comemorações relacionadas à sua área aumentam a chance de visibilidade e de conhecer pessoas que procuram profissionais com o seu perfil. Estar pessoalmente com um bom contato potencializa o interesse em seu currículo. Invista nisso.

Atualize seus perfis em redes sociais: Não é novidade a importância das redes sociais na busca por novas oportunidades no mercado de trabalho. Portanto, atualize seus perfis, com fotos recentes e informações das últimas empresas e projetos em que atuou. Fortaleça essas plataformas para se aproximar ainda mais de empresas estratégicas.

Esteja sempre pronto para os compromissos: É importante estar sempre a postos para entrevistas, almoços e jantares. Isso não se limita aos horários na agenda, mas também ao seu discurso. Vale treinar sua apresentação e características que deseja evidenciar.

Novo emprego, nova página: Procure não comentar desavenças ou más experiências em antigas empresas. Isso pode comprometer toda a energia depositada no trabalho de networking e causar uma má impressão.

Mensure o seu networking: “Por que aquele contato não me retornou sobre a vaga que conversamos?” Mensurar como foi cada conversa e cada contato realizado garante mais segurança para seguir em frente com a busca pela vaga.

Agradeça e dê retorno: Vale a pena enviar uma mensagem agradecendo quem o indicou para a entrevista. Realizar essa simples gentileza garante a expansão e satisfação de sua rede, que poderá ser útil novamente no futuro.

Fonte: CIO.

Texto original:
http://cio.com.br/carreira/2015/12/11/aposte-no-networking-para-retornar-ao-mercado-de-trabalho/