Quatro formas de atrair e reter talentos para Big Data

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Quatro formas de atrair e reter talentos para Big Data

A. T. Kearney afirma que as empresas precisarão evoluir suas estratégias para atrair e manter recursos humanos em analytics.

Dois terços das empresas que possuem ferramentas analíticas avançadas não conseguem contratar um número suficiente de profissionais que lhes permita obter perspectivas aprofundadas de negócio a partir dos dados.

A constatação é de um estudo da A. T. Kearney, que indagou 430 executivos e concluiu que as organizações precisarão evoluir suas estratégias para atrair e manter recursos humanos com competências em analytics.

A companhia listou quatro estratégias para adequar estratégias de recursos humanos em projetos envolvendo big data:

1. Crie uma cultura digital.

O conselho do especialista é procurar menos no mercado e tentar formar o máximo de profissionais nas disciplinas de analytics. Segundo ele, as empresas mais evoluídas no tema, buscam talentos na faculdade para que esses jovens ajudem a forjar uma cultura de big data em troca de obterem uma perspectiva de evolução da carreira.

2. Adote programas de rotatividade.

Algumas empresas fazem com que os profissionais circulem por diferentes áreas de negócio. Esse “rodízio” permite combinar conhecimentos analíticos com estratégicos.

3. Monte equipes interdisciplinares.

Unir conhecimentos ajuda a formatar um ambiente de colaboração e compreensão capaz de endereçar análises alinhadas com os objetivos de negócio. Além disso, ter profissionais capazes de falar diversos “idiomas” corporativo, facilitará o diálogo com outros departamentos. Segundo a A. T. Kearney, empresas que mais avançaram em big data montaram centros de excelência e modelos de serviços partilhados para ficarem a par das tecnologias e técnicas emergentes.

4. Estabeleça parcerias com universidades.

Firmar parcerias com centros acadêmicos é uma maneira inteligente de preparar talentos para cargos de analytics. Isso pode incluir a criação de um programa específico de estágio, ou de ajuda às faculdades na definição dos currículos, de forma a serem mais relevantes para o mundo dos negócios.

Fonte: ComputerWorld.

Texto original:
http://computerworld.com.br/quatro-formas-de-atrair-e-reter-talentos-para-big-data