10 erros comuns de empreendedores iniciantes
Seguir com um negócio próprio é um desafio e tanto! Exige não apenas enorme dedicação, mas também muito conhecimento em técnicas de gestão e comportamento de mercado. Você é marinheiro de primeira viagem? Então os cuidados devem ser redobrados!
Por: Vinicius Roveda.
Para ajudar-lhe, preparamos uma lista com os 10 erros mais comuns entre empreendedores iniciantes. Fique atento(a) para não cometê-los! Ficando longe desses equívocos suas chances de sucesso aumentarão significativamente!
Pronto para acertar? Confira os tópicos abaixo!
Atuar na informalidade
Empreendedores iniciantes se vêm tentados a começar as atividades de maneira informal. A intenção principal é fugir dos impostos, porém a verdade é que sem a formalização o negócio fica impedido de crescer. Apenas com o CPNJ haverá as possibilidades de emissão de nota fiscal, abertura de conta bancária para pessoa jurídica, uso de máquinas de cartão de crédito e solicitação de empréstimos públicos a juros mais baixos. Sem contar que na informalidade sua atividade será sempre encarada como algo pouco profissional e improvisado. O que isso significa? Perda de mercado e de vendas!
Começar sem um plano de negócios
Antes de iniciar qualquer atividade, o(a) empreendedor(a) deve elaborar um plano de negócios, ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer projeto. É por meio dele que o(a) empresário(a) definirá ações e metas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazos. As estatísticas indicam que um em cada três novas empresas brasileiras fecham antes de completar um ano por pura falta de planejamento. Fuja dessa margem tão negativa! Trace um bom plano de negócios e comece com o pé direito!
Falta de capacitação
Você é professor(a) e decidiu abrir uma escola para aulas de reforço? Ótimo! Experiência no ramo de atuação é importante, mas saiba que não é tudo. Boa parte dos empreendedores iniciantes acredita que pode levar uma empresa adiante apenas com base em conhecimento técnico. Porém isso é um erro! Se não souber aplicar técnicas corretas de administração, o empresário corre o risco de ver o negócio afundar. Então o segredo é procurar se capacitar para ser um bom gestor.
Desorganização financeira
As maiores dúvidas dos micro e pequenos empresários estão relacionadas ao setor de finanças. Muitos vivem mergulhados em uma completa desorganização financeira, o que muitas vezes leva as contas bancárias ao vermelho. O primeiro passo para corrigir o erro é realizar o fluxo de caixa. Com planilhas simples é possível controlar os valores que entram e saem, inclusive com previsões futuras. Dessa forma o empresário terá total controle da situação monetária e poderá planejar o crescimento saudável do negócio.
Confusão patrimonial
Esse é um dos erros mais comuns entre os negócios de pequeno porte. A confusão patrimonial se caracteriza quando o empresário usa o dinheiro da empresa para pagar despesas pessoais, como a fatura do cartão de crédito, a escola dos filhos e as contas da casa. O dono do negócio deve fixar uma retirada mensal, tecnicamente chamada de pró-labore e encará-la como um salário. A possibilidade de saques extras deve ser descartada e os recursos devem ser aplicados na própria empresa, para que ela tenha condições de crescer.
Cálculos errados para lucro e preço
Empreendedores iniciantes também costumam errar muito na hora de definir a margem de lucro e fixar preços de produtos. É bastante comum encontrar empresários que vendem muito, mas queixam-se de que no final do mês não conseguem ver o dinheiro entrar. Isso acontece em razão de cálculos equivocados. Saiba que há técnicas corretas para definir margens de lucro e preço de produtos e serviços. Se você não as conhece está na hora de rever as finanças da empresa!
Não negociar com fornecedores
Cortar gastos e economizar ao máximo: o empreendedor que pensa assim vai longe! Uma estratégia importante para se conseguir o melhor aproveitamento dos recursos é negociar com os fornecedores. Se você tiver um bom fluxo de caixa, conseguirá fazer compras grandes com pagamento à vista, o que pode significar custos menores na hora de repor o estoque e lucros mais altos no momento das vendas. Portanto, sempre pesquise vários fornecedores e negocie com eles na busca do melhor negócio!
Trabalhar sem gerenciamento de estoque
O gerenciamento de estoque também é um dos pontos fundamentais para o sucesso de um negócio, seja ele virtual ou físico. Todo empreendedor deve ter em mente que, se vender, precisa entregar. Por este motivo é tão importante saber exatamente a quantidade de cada item disponível. E se você trabalha com mercadoria de curto prazo de validade, o controle deve ser ainda mais rigoroso já que corre o risco de ter grandes prejuízos caso o estoque vença nas prateleiras.
Ignorar marketing e divulgação
Estratégias de comunicação devem ser adotadas em qualquer negócio, seja ele de grande ou pequeno porte. Marketing e divulgação são essenciais para negócios em fase inicial. Algumas medidas criativas podem ser adotadas sem grandes custos. Quer algumas ideias? Mande mensagens para o e-mail de seus clientes, por exemplo, informando sobre novidades e promoções, crie um programa de fidelidade e entre para as redes sociais. Simples e eficiente!
Não inovar
Se você está começando um negócio precisa inovar. É esse o trunfo que lhe permitirá competir com as empresas que já atuam há mais tempo no mercado. Não se preocupe, não será preciso reinventar a roda! Apenas pense em soluções criativas para oferecer um diferencial aos clientes. Destacando-se da concorrência suas chances de sucesso aumentam!
Fonte: ContaAzul.
Texto original:
https://blog.contaazul.com/10-erros-comuns-de-empreendedores-iniciantes