Seu planejamento estratégico de vendas está pronto?

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Seu planejamento estratégico de vendas está pronto?

Seis passos para você estruturar cada etapa e dar o pontapé inicial no seu planejamento comercial.

Por: Gustavo Paulillo.

Estamos ainda no começo do ano, momento essencial para traçar as metas, principalmente as metas de vendas e criar um plano estratégico para alcança-las. Para isso, é importante realizar pesquisas, coletar informações e mapear os cenários nos quais sua empresa irá batalhar. Esse é o primeiro passo de um planejamento estratégico.

Após esse primeiro passo, um gestor precisa definir e estruturar também os próximos: definição de cenários e previsão de vendas, determinação de objetivos e quotas de vendas, como será a alocação de recursos, implantação do plano de vendas, além de acompanhar e controlar a execução.

Diante de tantas etapas e afazeres, podemos acabar nos perdendo ou deixando algum item importante de lado. Sendo assim, preparei um passo a passo para você poder estruturar cada etapa e dar o pontapé inicial no seu planejamento de vendas.

1. Coleta e análise de informações

Nesse primeiro momento, uma boa ferramenta de gestão de vendas será de grande ajuda. Com a ajuda dessas tecnologias é possível analisar todas as informações de clientes e vendas, extraindo relatórios detalhados sobre quais clientes compraram mais, qual foi o ciclo de vendas de cada linha de produto, quais foram os motivos de perdas das vendas, em quais regiões vocês venderem mais – ou então, venderam menos e o porquê isso ocorreu. Preste atenção também nas taxas de conversão entre cada etapa da venda, ou seja, qual foi o porcentual de oportunidades que avançou para a fase de visita, ou para a fase de proposta, e quantas fecharam?

Você precisa ter em mente também períodos de sazonalidade e outras informações de mercado, como crescimento previsto da economia, taxas de juros, câmbio, crises e eventos que possam influenciar suas vendas. Além disso, é importante ter o fluxo de caixa em vista, planejando as vendas e os gastos para se atingir a lucratividade.

2. Definição de cenário e previsão de vendas

Com base nesses dados coletados, você precisa imaginar qual cenário é mais provável para a sua empresa nesse ano: Aumento de vendas, diminuição e/ou estagnação?

Defina o quanto você pretende vender. Normalmente, conseguimos definir em três cenários: o mais realista, um pessimista e um otimista. Uma maneira prática de obter a previsão de vendas é aplicar um percentual de crescimento (ou queda) sobre suas vendas. Tome como base os dados históricos, de anos anteriores e faça a projeção para esse ano, considerando as variáveis econômicas de seu mercado. A partir daí, defina quanto pretende vender no período de seu planejamento estratégico de vendas, para assim também ter uma ideia de lucro ou prejuízo da empresa.

3. Determinação de objetos e quotas de vendas

Com sua previsão de vendas determinada, você precisa agora definir os objetivos de vendas para cada produto e/ou serviços. É importante que você faça isso ao longo do ano, dividindo por metas mensais, trimestrais e semestrais para melhor visualização. Depois disso, atribua as metas também para cada vendedor, conforme seu desempenho, área de atuação e estilo de venda.

4. Alocação dos recursos

Aloque seus vendedores por linha de produto/serviço ou região, porém, faça uma análise: serão necessários outros recursos? Por exemplo: treinamentos, materiais de vendas, folders, celulares, computadores e outros; será solicitada uma campanha ao marketing? Ou então carros, combustível, passagens aéreas; e, será preciso contratar novos funcionários?

Você precisa estar preparado para executar seu planejamento com todos os materiais e recursos prontos.

5. Implementação do plano de vendas

Para implementar o plano de vendas prepare uma apresentação, reúna sua equipe e apresente seu planejamento estratégico para as vendas deste ano: cronograma, materiais de apoio e tudo mais o que foi determinado. É importante alinhar com todos os objetivos, metas e ações ao longo do ano. As metas individuais de cada vendedor devem ser tratadas em particular.

6. Acompanhe o controle

Já com o plano em andamento, não deixe de acompanhar os resultados mês a mês, passar feedbacks para equipe, corrigir rumos e pensar em ações novas, caso necessário. Lembre-se: um bom planejamento só funciona bem se for executado corretamente e bem ajustado.

Fonte: ComputerWorld.

Texto original:
http://computerworld.com.br/seu-planejamento-estrategico-de-vendas-esta-pronto