Quatro pontos para tornar projetos de Big Data operacionais
Menos da metade dos projetos envolvendo grandes volumes de dados apenas cobrem os gastos.
Estudo feito da Capgemini, em parceria com a Informatica Corporation, revelou que menos de um terço (27%) dos projetos de Big Data são lucrativos, e que a maioria das empresas ainda terá muito trabalho para obter o máximo retorno do seu investimento.
A pesquisa, que contou com a participação de 200 executivos do alto escalão das áreas de TI e gestão de dados, mostrou que 45% das iniciativas envolvendo grandes volumes de informações apenas cobrem os gastos e 12% dos respondentes indicaram que estão perdendo dinheiro (12% acreditam que ainda é muito cedo para saber).
Segundo o estudo, as organizações que mais têm feito progresso na operacionalização de seus eforços de Big Data são aquelas que possuem governança bem estruturada, abordagem de implementação disciplinada e executivos engajados.
“A lucratividade depende de quem é responsável pelo projeto”, indica o relatório, sinalizando que a possibilidade de ganhos “é duas vezes maior quando são os diretores operacionais e os de dados, e não os diretores de TI, que os lideram”.
Mesmo com mais da metade (52%) dos entrevistados afirmando que seus CIOs são responsáveis pela estratégia de Big Data, essa missão está passando para outros executivos, como o diretor operacional (20%), tecnológico (16%) e o de marketing (16%).
“O principal campo de batalha é claramente a liderança das iniciativas, espelhando o que já havíamos testemunhado com a transformação digital. No entanto, o estudo revela que muitas empresas ainda estão no meio do caminho para verdadeiramente tirarem proveito das análises geradas, citando as restrições orçamentárias e a integração como grandes desafios para a operacionalização”, analisa John Brahim, líder da divisão global de Insights & Data da Capgemini.
Ganhos operacionais
A pesquisa apontou, ainda, que as companhias que estão lucrando com as iniciativas de Big Data também tendem a ser mais eficientes na gestão da qualidade e da governança dos dados e melhores na aplicação das normas organizacionais.
Colocando em números, isso significa que três quartos (75%) das empresas lucrativas que responderam à pesquisa disseram que seu progresso na melhoria da qualidade e governança dos dados era excelente ou muito bom, se comparado com 50% no geral. A mesma proporção (75%) afirmou serem excelentes ou muitos boas na área de padronização e aumento da consistência por toda a empresa, frente a 47% no geral.
“Os resultados da pesquisa indicam uma correlação direta entre o uso de práticas de qualidade e governança dos dados e a geração de resultados positivos em projetos”, sentencia Amit Walia, vice-presidente executivo e diretor de produtos da Informatica.
O executivo afirma que, para obtenção de valor para o negócio de modo consistente e sustentável, é necessário fazer investimentos em quatro pilares da gestão de dados: integração, qualidade, governança e segurança do big data.
No azul
Outros resultados importantes do estudo revelam que 49% dos que indicaram grande envolvimento dos executivos disseram que suas iniciativas de Big Data são lucrativas, contra apenas 6% que não contam com apoio dos líderes corporativos.
Os três benefícios mais comuns das estratégias de análise de grandes volumes de dados são a capacidade de tomar melhores decisões (37%), colaboração e compartilhamento de informações (34%) e produtividade (33%).
Em geral, as restrições orçamentárias (44%) e a integração (35%) foram mencionadas como grandes desafios para quem deseja tirar proveito dos insights gerados pelo Big Data.
Quatro pontos para tornar projetos de Big Data operacionais
A Capgemini aplica um conjunto de princípios que são essenciais para tonar os projetos de Big Data operacionais.
- Garantir o apoio e a liderança dos executivos em iniciativas de Big Data. Nada abaixo do alto escalão será suficiente para promover uma mudança duradoura.
- Ampliar a arquitetura de informações com a modernização dos sistemas de armazenamento de dados e a integração de novas tecnologias de Big Data.
- Criar uma estrutura colaborativa de governança de dados que traga agilidade organizacional, incorporando, ao mesmo tempo, segurança e qualidade dos dados.
- Trabalhar com foco em uma cultura dinâmica, voltada a dados, que envolva tanto os executivos como os funcionários nos estágios iniciais do desenvolvimento, usando e aprimorando as soluções de Big Data.
Fonte:CIO
Texto original:
http://cio.com.br/tecnologia/2016/06/16/quatro-pontos-para-tornar-projetos-de-big-data-operacionais/