Os prós e contras na adoção da computação cognitiva [CIAB 2016]

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Os prós e contras na adoção da computação cognitiva [CIAB 2016]

A adoção de soluções em Computação Cognitiva, pela qual computadores são dotados da capacidade de assimilar grandes quantidades de dados e gerar análises e respostas por conta própria, é uma das grandes promessas para o futuro da tecnologia, inclusive no segmento financeiro, foco central no Ciab 2016.

Por: Leandro Souza

Entretanto, muitas dúvidas sobre os prós e contras acompanham esta inovação, e a discussão foi a tônica de uma das sessões dentro do evento.

Para o mercado, a computação cognitiva representa uma pequena revolução dentro dos sistemas de TI devido ao seu poder de ter, por assim dizer, uma vontade própria capaz de tomar a melhor decisão baseada nos dados que ela aprende. No painel do Ciab, que também contou com representantes do Gartner e do Banco do Brasil, os palestrantes afirmaram que as aplicações que podem vir disso serão decisivas em áreas bancárias como a análise de perfis de consumo e atendimento ao cliente. Instituições nacionais, como o Bradesco e Banco do Brasil, já experimentam a novidade.

O Bradesco foi o pioneiro a adotar o Watson, da IBM, usando o sistema para fazer seus computadores conversarem com os clientes, um projeto ainda em andamento. O Banco do Brasil, por sua vez, criou um laboratório próprio para desenvolver soluções baseadas em computação cognitiva. Um dos primeiros projetos desta nova área será o Assistente Digital, um aplicativo de reconhecimento de voz que será lançado nos próximos meses e estará disponível para os clientes Private e Sylo do banco.

Para Guruduth Banavar, da divisão de computação cognitiva da IBM Research, o futuro da computação cognitiva pode ir muito além da capacidade de assimilar informações e conversar com usuários humanos. Para Banavar, em um mundo onde mais de 2,5 exabytes (ou seja um trilhão de gigabytes) em dados são gerados diariamente, ela será parte integrante para lidar com esta carga de informação.

Fonte: CanalTech

Texto original:
http://corporate.canaltech.com.br/materia/ciab/os-pros-e-contras-na-adocao-da-computacao-cognitiva-ciab-2016-70795/