10 ferramentas para gerenciar equipes de profissionais remotos
O trabalho remoto é cada vez mais comum e tem sido a alternativa que muitos encontraram para a situação econômica. Algumas áreas se destacam neste setor, como a de TI com startups que não comportam muitos funcionários ou mesmo programadores freelancers.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que funcionários remotos tendem a ficar mais horas executando funções do que seus colegas presenciais, além de serem mais engajados com o trabalho.
Entre os benefícios está a flexibilidade de horário de trabalho, mais tempo com a família, viagens, menos stress de deslocamento e, em alguns casos, da rotina corporativa. Algumas características específicas também são melhoradas com esse tipo de trabalho, como a disciplina, motivação e até a comunicação devido à necessidade de diálogo claro e objetivo, muitas vezes escrito, para fazer com que o trabalho renda.
Enquanto para o trabalhador remoto muitos processos podem ser facilitados, para gestores de equipe isso pode ser mais complicado. Afinal, como ter certeza que o grupo de profissionais remotos está produzindo e colaborando de maneira apropriada? Confira algumas sugestões de ferramentas que auxiliam o trabalho em grupo remoto:
1 – Asana
Esta é uma ferramenta de comunicação em grupo baseada em nuvem que evita os montes de e-mails trocados. Além de monitoramento de conversas, tarefas e projetos, a plataforma oferece serviços de gestão. É possível experimentar a ferramenta gratuitamente, com a possibilidade de assinar os serviços premium. Dustin Moskowitz, cofundador do Asana, que também participou da fundação do Facebook, percebeu que a plataforma estava tomando forma quando todos os profissionais da empresa a estavam utilizando. “Foi muito parecido com o momento que saí de Harvard para me dedicar ao Facebook, quando notei que quatro de cinco pessoas estavam na rede social. Por aqui, por toda mesa que eu passava eu via a ferramenta na tela”, conta.
2 – When I Work
A ferramenta se destaca pelo agendamento de tarefas e monitoramento de horas trabalhadas dos funcionários. Na versão mobile, os empregados podem bater o ponto de onde estiverem. Os criadores esperam expandir a plataforma com mais serviços de gerenciamento. “Vamos olhar para tudo o que podemos fazer e o que companhias com as quais trabalhamos podem fazer no sentido de gerenciamento e treinamento. Podemos transformar a maneira com a qual trabalham e interagem com tecnologia”, explica o CTO da When I Work Dan Olfet.
3 – IDoneThis
A plataforma IDoneThis funciona como um gestor de relatórios de atividades executadas. Ao final do dia, ele reúne tudo o que foi feito em um e-mail com o trabalho da equipe. Grandes empresas como Shopify, Mozilla, TripAdvisor e Twitter utilizam a ferramenta.
4 – Basecamp
Como o Asana, o Basecamp oferece um sistema de gerenciamento, porém com mais funcionalidades. Além de monitorar tarefas, conversas, documentos e agendas, ele oferece diversas funções em uma plataforma fácil e intuitiva. Gestores podem facilmente delegar funções, estabelecer prazos, revisar e avaliar o fluxo de trabalho.
5 – Buffer
Voltado mais para marketing, o Buffer permite que o conteúdo de redes sociais seja programado com antecedência.
6 – GoToMeeting
Esta ferramenta já é voltada para reuniões e encontros virtuais de equipes, com diversas funções que vão além de chamadas em áudio e/ou vídeo.
7 – Slack
O Slack é voltado para a comunicação empresarial sem a cara de reuniões formais, com inspiração em um escritório virtual. Ele permite conversas entre duas pessoas ou em grupo, além de permitir janelas privadas entre membros de um mesmo grupo. Esta é uma boa plataforma para trabalhadores remotos que sentem falta da interação com colegas, sem deixar a produtividade diminuir.
8 – Dropbox
Extremamente popular, o Dropbox permite o compartilhamento de arquivos quando o e-mail não é suficiente. O compartilhamento de pastas permite que arquivos sejam sincronizados e trabalhados em colaboração.
9 – LastPass
Com tantas senhas para contas em sites, nuvem e apps, esse serviço é muito bem-vindo. O LastPass armazena todas as credenciais em um único lugar, deixando-as acessíveis para toda a equipe. Algo muito útil para quem está começando em uma empresa.
Fonte: CanalTech
Texto original:
http://corporate.canaltech.com.br/dica/gestao/10-ferramentas-para-gerenciar-equipes-de-profissionais-remotos-79577/