Seis etapas para promover a transformação digital, segundo a Unisys
Provedora de tecnologia destaca a agilidade trazida pelos ambientes em nuvem como elemento fundamental em projetos de digitalização
Um programa de transformação tecnológica que alie a estratégia e a evolução do negócio, junto da identificação de oportunidades de mercado, são elementos-chave para o sucesso das iniciativas digitais. Pelo menos é o que acredita Stephen Nunn, vice-presidente global de serviços em cloud e infraestrutura da Unisys.
Uma pesquisa recente encomendada pela provedora de TI revelou um forte compromisso entre os executivos para adotar um modelo de negócio digital, tendo a nuvem como o principal habilitador desse novo contexto.
Para 72% dos participantes, a digitalização é fundamental para o sucesso da companhia; e o mesmo percentual (72%) concorda que é essencial ou muito importante para uma organização modificar seus processos de TI e seus recursos para oferecer suporte a um modelo de negócio digital.
“Os entrevistados claramente percebem o valor da nuvem como o elemento decisivo em uma infraestrutura de TI que possibilita negócios digitais: eles relatam que mais da metade (55%) das aplicações das suas organizações já estão implementadas em um ambiente de nuvem”, sintetiza o relatório.
Além disso, de acordo com o estudo, os participantes indicaram que suas organizações estão vendo resultados positivos da nuvem e iniciativas digitais, com melhorias ao longo dos últimos 12 meses em várias áreas, incluindo segurança dos dados (56%), experiência do usuário com aplicações e serviços (44%), eficiência de TI (42%) e desempenho/disponibilidade da infraestrutura (41%).
“As empresas devem pensar em estratégias no ambiente digital focadas em conectividade, padrão de comunicação, estratégia baseada na nuvem, plataformas com base em soluções de padrão aberto, com ambientes de usuário final flexíveis e operações híbridas e seguras”, acredita Nunn.
O executivo aponta que as corporações que irão prosperar na nova ordem econômica são as que focarem rapidamente, de maneira eficiente e flexível, seus esforços na integração segura de ambientes em nuvem, IoT e de outras tecnologias emergentes, para impulsionar novos e promissores níveis de serviço.
A seguir, o vice-presidente listou seis passos que considera fundamentais para o desenvolvimento da transformação digital nos negócios:
- Estabelecer novos modelos de negócios focados em estratégias digitais;
- Criar e desbravar novos mercados;
- Descobrir novos conjuntos de valor a serem agregados nos produtos e soluções;
- Pensar em novos produtos e serviços relacionados com as novas demandas do mundo digital;
- Promover e aprimorar a interação com clientes, funcionários e parceiros por meio de experiências diferenciadas;
- Desenvolver uma demanda de escala de negócios proativa durante períodos sazonais, para uma utilização sustentável dos recursos.
Fonte: ComputerWorld
Texto original:
http://computerworld.com.br/seis-etapas-para-promover-transformacao-digital-segundo-unisys