Gigantes se unem para acelerar transferência de dados em computadores

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Gigantes se unem para acelerar transferência de dados em computadores

Apoiado por IBM, AMD, Dell, Google e Nvidia, novo padrão OpenCAPI para servidores promete trazer melhorias significativas para a largura de banda.

Por: Computerworld (EUA)

cabointernet_625As cargas de trabalho computacionais, e os processadores, memórias e armazenamento estão ficando mais rápidos em um ritmo alucinante. Novas tecnologias podem deixar os computadores engasgados por mais banda de Internet.

Esse potencial problema preocupa empresas como Google, IBM, Samsung e Dell, que estão se mexendo para remediar a situação. Novas especificações de dois novos consórcios trarão ganhos sem precedentes nas velocidades de transferências de dados para os computadores no começo de 2017.

Um deles é o Gen-Z que inclui membros como IBM, HP, Samsung, Lenovo e Dell e busca facilitar transição para nova classe de memória e armazenamento nos PCs.

O outro é o OpenCAPI, anunciado na semana passada e que é formado por AMD, Dell, Google, HP Enterprise, IBM e NVIDIA. A especificação de conector do consórcio OpenCAPI trará melhorias significativas para a largura de banda dentro dos computadores, prometendo conectar armazenamento, memória, GPUs e CPUs, de forma parecida com a PCI-Express 3.0, mas com velocidade de 10 vezes maior, chegando a 150GBps.

Memória, armazenamento e GPUs continuarão ficando mais rápidos, e o OPenCAPI continuará deixando os computadores prontos para essas tecnologias, afirmou Brad McCredie, da IBM.

As placas gráficas agora estão lidando com aplicações exigentes como realidade virtual, inteligência artificial e cálculos científicos complexos, além de tecnologias super rápidas como 3D Xpoint, um novo tipo de tecnologia de armazenamento e memória que pode ser 10 vezes mais rápida do que SSDs e 10 vezes mais densa do que DRAM.

Servidores e supercomputadores serão os primeiros a receberem os slots do OpenCAPI. A tecnologia também poderá chegar a PCs nos próximos anos.

As primeiras entradas OpenCAPI chegarão aos servidores Power9, da IBM, que serão lançados em 2017. A Google e a Rackspace também adicionarão à entrada OpenCAPI no seu servidor Zaius Power9.

Mas não espere ver o OpenCAPI imediatamente em PCs ou servidores mais conhecidos, já que a maioria deles roda em chips x86 da Intel e da AMD. A AMD, por enquanto, não está mirando o OpenCAPI em desktops e não colocará o padrão em servidores x86, afirmou um porta-voz. A Intel, por sua vez, não faz parte do consórcio – assim como também não está presente no já citado Gen-Z.

O OpenCAPI é promissor, mas os computadores precisarão de muitas mudanças para aproveitar a novidade. As placas-mãe precisarão implementar slots OpenCAPI específicos, e os componentes terão de caber no slot. Isso pode encarecer o processo de fabricação dos componentes, a maioria dos quais são feitos para PCI-Express.

Fonte: IDG Now!

Texto original:
http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2016/10/14/gigantes-se-unem-para-acelerar-transferencia-de-dados-em-computadores/