A Internet das Coisas e as novas oportunidades de negócio
Tecnologia é capaz de aumentar a eficiência operacional e o alcance de mercado, gerando valor substancial em muitas indústrias
Por: Gabriela Franco
Desde a sua criação na década de 1960, a Internet tem evoluído e passado por algumas transformações. Ela está cada dia mais integrada à vida das pessoas e, com isso, ela se tornou mais do que uma rede de computadores, sendo hoje uma rede de pessoas e comunidades. Alguns marcos importantes foram observados ao longo da história da Internet, como o desenvolvimento da World Wide Web (www) na década de 1990, a computação em nuvem no início dos anos 2000, o avanço das redes sociais a partir de 2006 e os sites de compras coletivas a partir de 2010.
Atualmente está sendo iniciada uma nova fase, onde a rede passa a interligar objetos e dispositivos inteligentes que interagem entre si e com as pessoas. Essa nova fase é chamada Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) e se refere a uma revolução tecnológica. Em pesquisa recente publicada pela McKinsey Global Institute, está sendo previsto um crescimento considerável da IoT nos próximos anos e o impacto dessa revolução sobre a economia global pode chegar a $6,2 trilhões em 2025.
A IoT já pode ser vivenciada através de meios de transporte, tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones. Uma das primeiras aplicações da IoT ocorreu no setor de energia elétrica, onde sensores capazes de monitorar remotamente o uso de energia e ajustar os fluxos de produção e distribuição foram implementados em toda a rede elétrica. Essa prática possibilitou contabilizar os horários de pico e os tempos de parada.
Algumas companhias de seguros, por exemplo, passaram a oferecer planos que exigem a instalação de sensores nos carros. Assim, as seguradoras podem calcular os prêmios a partir do comportamento real do motorista e não mais a partir de projeções.
Essa nova realidade de captura, comunicação e processamento de dados provenientes de ativos físicos beneficiam não só as pessoas, mas também os negócios. Pesquisa da McKinsey Global Institute sugere que a IoT é capaz de aumentar a eficiência operacional e o alcance de mercado, gerando valor substancial em muitas indústrias. Ao enxergar essa nova janela de oportunidades, a taxa de adoção dessas tecnologias vem crescendo em ritmo acelerado. A McKinsey Global Institute identificou três oportunidades principais advindas da IoT:
Em paralelo com as oportunidades apresentadas acima, os executivos terão de lidar com os seguintes desafios:
Tabela 02: Os principais desafios da IoT
Fonte: Bridge Consulting (2015)
Como foi visto, os desafios associados à Internet das Coisas são muitos. Em contrapartida, as oportunidades de crescimento, segundo as tendências, superam esses desafios. Assim, a IoT se tornará em breve um fator de diferenciação para as organizações e aquelas que adotarem uma nova abordagem estratégica, chamada por muitos especialistas de “resiliência digital”, estarão aptas a capturar os benefícios proporcionados por esse novo paradigma.
Fonte: CIO
Texto original:
http://cio.com.br/tecnologia/2016/10/25/a-internet-das-coisas-e-as-novas-oportunidades-de-negocio/