Três tendências estão transformando a impressão corporativa

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Três tendências estão transformando a impressão corporativa

E o custo-benefício nunca foi tão relevante.

Por: Ewerson Matos

estrategia_binoculo_tendencia

A indústria de imagem e impressão vem mudando muito nos últimos anos, impelida por estímulos de todos os tipos. Com a instabilidade da economia global desde o final da última década, os negócios de todos os tamanhos estão cada vez mais sensíveis à eficácia dos investimentos. Por isso, o custo-benefício nunca foi tão relevante: o melhor investimento não é necessariamente o menor, mas o mais inteligente, aquele que vai trazer mais valor e produtividade para a indústria.

E quais seriam as principais tendências para o mercado de impressão nesse momento?

Dê mais autonomia para seu cliente: Custo é importante. Mas o fundamental é garantir benefícios com o investimento que é feito. Manutenção, insumos, produtividade e velocidade são fatores que competem para garantir uma melhor experiência de impressão – inclusive no fator economia.

Se o equipamento de impressão tem uma interface mais intuitiva; é mais robusto do ponto de vista de durabilidade, não requerendo manutenção frequente; é mais produtivo, garante mais impressões, sem investimento adicional em insumos; e imprime com velocidade; então essa autonomia de impressão barateia os custos por página. Por isso, é cada vez mais frequente que as empresas busquem por tecnologias que ofereçam a experiência com maior autonomia.

Adicionalmente, a autonomia do cliente final proporciona um menor custo operacional para os prestadores de serviços de outsourcing de impressão, visto que são reduzidos os custos com frete e gestão de estoques de insumos, bem como a frequência em que o técnico necessita ir até o cliente para manutenção.

Cor é o futuro: Até recentemente era forte o mito de que a impressão em cor é mais custosa do que a monocromática. Mas com o desenvolvimento de novas tecnologias de impressão colorida, em especial os tanques e bolsas de tinta que são mais duráveis, essa visão tem mudado. Em mercados maduros, a impressão colorida vem aumentando nos últimos anos. Segundo dados de 2015 da IDC, as impressões corporativas em cores no Japão representam 46%, na Europa Ocidental 34%, Estados Unidos 29% e Canadá 24%. Enquanto isso, as impressões coloridas na América Latina representam apenas 10%, atrás inclusive do Oriente Médio e da Ásia.

Descarte apenas o necessário: Sustentabilidade é uma palavra de ordem e a indústria de impressão tem de olhar com mais cuidado para seu parque de máquinas. A cada dia, os lançamentos endereçam a necessidade de gerar menor impacto ambiental com a redução no descarte de consumíveis e economia de energia, chegando a consumir até 80% menos que tecnologias anteriores.

Em todos os casos, há uma tendência geral por trás de toda essa mudança: eficiência de custo. Tanto os produtos que proporcionam mais autonomia ao cliente (seja com mais vida útil do insumo, seja com mais robustez evitando manutenção frequente); o custo mais competitivo da impressão colorida; quanto as soluções sustentáveis; significam para as empresas investimentos com melhor custo-benefício.

Fonte: CIO

Texto original
http://cio.com.br/tecnologia/2016/11/03/tres-tendencias-estao-transformando-a-impressao-corporativa/