Cinco dicas para ajudar desenvolvedores a acompanhar as mudanças tecnológicas

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Cinco dicas para ajudar desenvolvedores a acompanhar as mudanças tecnológicas

Os desenvolvedores querem aprender novas tecnologias e construir coisas inovadoras. Essas cinco dicas podem ajudar a manter seus desenvolvedores felizes e a inovação fluindo

Por: Thor Olavsrud

5tipsfordevelopers3100696309large

“Uma coisa que você percebe desde o início é que as coisas estão mudando constantemente”, diz Luke Tillman, evangelista técnico Apache Cassandra na DataStax.

Isso é um fato da vida para os desenvolvedores e seus gerentes. “Uma estrutura front-end fica quente por um ano ou dois e então você tem que mudar”, diz Tillman, lembrando que, primeiro, você tem que aceitar que a mudança é constante. Essa é a parte mais fácil.

Depois, é preciso encontrar sua motivação (dica: pode ser $$$).

“Uma vez que você aceite que a mudança é constante, a pergunta é não somente como você permanece relevante, mas também qual será a sua motivação para permanecer relevante”, comenta Tillman.

Esse é um desafio não só para os desenvolvedores, mas também para os líderes de tecnologia com o objetivo de manter suas equipes afiadas e focadas.

O dinheiro é certamente um motivador importante. A comunidade Stack Overflow realiza pesquisas anuais com desenvolvedores, e os resultados de 2016 mostram que 62,7% dos desenvolvedores consideram o salário como fator importante ao avaliar uma nova oportunidade de emprego. Os resultados também mostram que desenvolvedores com habilidades em tecnologias quentes como Apache Spark, Scala, Apache Cassandra, F# e Hadoop podem obter salários significativamente mais altos.

Mas as prioridades são outras. Os resultados da pesquisa descobriram que no topo da lista  de fatores importantes para a avaliação de novas oportunidades de emprego estão a possibilidade de aprender novas tecnologias (70,1%) e de construir algo novo (64,3%).

“Os desenvolvedores realmente querem aprender”, diz Tillman.

Para apoiá-los e mantê-los focados, você deve se concentrar em criar uma cultura de aprendizado contínuo, mesmo que isso signifique que os desenvolvedores tenham que passar algum tempo dedicados a coisas que não fazem parte de suas principais responsabilidades.

“Do ponto de vista da empresa ou da organização, essa ideia de aprendizado contínuo pode parecer uma espécie de desacordo com seus objetivos”, diz Tillman. “Sempre que pesquiso sobre uma nova tecnologia estou meio em desacordo com o objetivo de usar o meu tempo apenas com o código que eu deveria trabalhar. Mas os desenvolvedores tendem a ser mais felizes quando estão aprendendo novas tecnologias.

Um passo simples que você pode tomar para criar uma cultura de aprendizado contínuo é incentivar as equipes de desenvolvimento a compartilharem conhecimentos, mesmo que trabalhem com tecnologias muito diferentes. É bom para os desenvolvedores terem áreas de especialização, um nicho pelo qual são apaixonados e no qual podem se aprofundar. Mas há também há muito valor em ter uma ampla base tecnológica, pondera Tillman. A exposição a diferentes tecnologias, desafios e soluções pode ajudar os desenvolvedores a ver problemas familiares sob uma nova ótica.

Nesse mesmo sentido, tratar falhas como oportunidades de aprendizado em vez de algo vergonhoso pode gerar enormes dividendos, incentivando os desenvolvedores a serem abertos a erros e ao compartilhamento das lições aprendidas com sua equipe e outras equipes.

Naturalmente, muitas das melhores oportunidades de aprendizado para os líderes e os desenvolvedores que administram serão encontradas fora das paredes de sua organização.

Tillman tem cinco dicas que podem ajudá-lo a manter-se atualizado sobre as mudanças tecnológicas.

1. Use as mídias sociais para ficar atualizado sobre as tendências
Identifique os pares cujas opiniões e visão você respeita e siga-os no Twitter, em blogs, grupos do LinkedIn ou outros lugares onde compartilham suas opiniões e impressões. Isso irá ajudá-lo a manter-se atualizado sobre as tecnologias que seus pares estão realmente usando.

“Muitos de nossos colegas estão falando sobre coisas legais que estão fazendo, tecnologia que estão usando…”, diz Tillman.

2. Mantenha-se cético
Embora seja importante manter-se atualizado sobre novas tecnologias, tente permanecer aterrado. Às vezes, tecnologias mais antigas e mais estáveis se encaixam melhor com seus objetivos.

“No início, acho que é bom ser cético  em relação a novas tecnologias que você  ainda não está usando”, diz Tillman. “Essa é sempre a posição que eu tomo em primeiro lugar. A introdução de novas tecnologias pode ser algo arriscado, então você deve definitivamente pesar esse tipo de risco/recompensa”, argumenta.

3. Ir para eventos
Conferências, boot camps, meetups e eventos similares irão ajudá-lo e à sua rede de equipe. São bons lugares para conhecer detalhes e histórias de guerra de colegas, geralmente não compartilhadas mais publicamente, online.

“A vantagem de realmente ir aos meetups é que é mais de uma experiência interativa”, diz Tillman, que também ajuda a organizar os encontros Cassandra na área de Denver, Colorado. “Acho que o valor real de ir a esses eventos é interagir com colegas e, dependendo do evento, com os especialistas.”

Outros eventos, como hackathons, podem ajudar os desenvolvedores a se familiarizarem rapidamente com novas tecnologias. “Eles podem ser uma ótima maneira de sujar as mãos em um curto período de tempo com uma nova tecnologia”, diz Tillman.

4. Considere as certificações
Certificações também têm seu lugar, embora Tillman observe que são muitas vezes mais desejável para os empregadores atuais ou futuros – que procuram a confirmação de um certo nível de competência técnica em uma determinada tecnologia – do que para os próprios desenvolvedores.

“As certificações são um tópico interessante”, diz Tillman. “Entre os desenvolvedores com os quais trabalhei, há definitivamente uma divisão entre as pessoas que pensam que certificações são super úteis e outros que não.”

Em muitos casos, ele diz, os empregadores pedem que os desenvolvedores busquem a certificação em uma tecnologia, uma vez que ela começa a ser usada internamente de forma mais significativa.

5. Participar de comunidades de código aberto
As tecnologias de código aberto formam a base de muitos projetos nos quais os desenvolvedores trabalham nestes dias. Participar de comunidades de código aberto e contribuir,  vale bem o esforço.

“Muitos software que estamos usando nos dias atuais são, pelo menos em parte, fontes abertas”, diz Tillman. “Para muitos desenvolvedores, uma ótima maneira de aprender uma nova tecnologia pode ser mergulhar no código e participar dessas comunidades. Fazer é uma ótima maneira de aprender.”

Fonte: CIO

Texto original:
http://cio.com.br/tecnologia/2016/12/06/cinco-dicas-para-ajudar-desenvolvedores-a-acompanhar-as-mudancas-tecnologicas/