Três pilares sustentam a malha digital inteligente, segundo o Gartner

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Três pilares sustentam a malha digital inteligente, segundo o Gartner

Dominá-los está entre os maiores desafios que as organizações terão que enfrentar para liderar a corrida pela inovação

O mundo está se transformando em uma malha inteligente e digitalmente capacitada de pessoas, coisas, dispositivos e serviços, afirma o Gartner. Novos modelos e ecossistemas de negócios digitais estão surgindo para realinhar as relações entre as empresas e os clientes e terão como base a malha digital inteligente.

“Grandes transformações nas tecnologias facilitadoras e melhores práticas de TI criam uma malha de alicerces de tecnologia para apoiar experiências digitais inteligentes e seus ecossistemas de negócios digitais resultantes”, explica Cassio Dreyfuss, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner.

Essa realidade é sustentada por três pilares:

malha, que tem como objetivo explorar as conexões entre o crescente número de pessoas e empresas, bem como de dispositivos, conteúdo e serviços, para entregar resultados dos negócios digitais. A malha refere-se à conexão dinâmica de pessoas, processos, coisas e serviços que suportam ecossistemas digitais inteligentes. Ela exige novas modalidades de interface (por exemplo, de conversação), modelos de segurança, plataformas de tecnologia e abordagens para design de soluções. À medida que a malha evolui, a experiência do usuário muda fundamentalmente.

inteligência, que explora como a Inteligência Artificial e o Machine Learning estão presentes virtualmente em quase toda tecnologia e representam um importante campo para os provedores nos próximos cinco anos. O uso de IA e do aprendizado de máquina para fins específicos resulta em sistemas mais adaptáveis, flexíveis e potencialmente autônomos.

E a plataforma, que tem como foco a combinação do mundo digital e do físico para a criação de um ambiente mais imersivo e digitalmente melhorado. Os serviços, conexões e interfaces digitais unem os dois. As tendências tecnológicas, junto com as oportunidades geradas pela inteligência artificial e pelo aprendizado de máquina, estão orientando a próxima geração de negócios digitais e a criação de novos ecossistemas.

“O foco até 2020 serão as novas plataformas e serviços para a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e sistemas conversacionais. Tudo é viabilizado por meio de APIs, integrado e possível de ser programado. As empresas precisarão identificar como as plataformas do mercado irão evoluir e descobrir formas de adaptar seus sistemas para atender aos desafios dos negócios digitais”, completa Dreyfuss.

Espera-se que o mercado de tecnologias da IA ​​atinja 40 bilhões de dólares até 2020 e gerando mais de 60 bilhões de dólares por ano em melhorias de produtividade para empresas nos Estados Unidos, de acordo com o Center for Data Innovation.

O desafio para as empresas será disputar os conjuntos de habilidades para tecer essas tecnologias em seus modelos de negócios tradicionais, da ciência dos dados à criação de modelos, seleção de algoritmos e muito mais.

Fonte: CIO

Texto original:
http://cio.com.br/tecnologia/2017/04/26/tres-pilares-sustentam-a-malha-digital-inteligente-segundo-o-gartner/