Sim, vamos falar de ERP!

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Sim, vamos falar de ERP!

O ERP estará sempre presente, no núcleo de todos os processos e incontáveis integrações de dados
Por: Laércio Cosentino
Se antes a dúvida era sobre a escolha do novo modelo do carro que você iria trocar, agora o questionamento reflete a necessidade real de se ter ou não um veículo próprio. Vivemos novos tempos, em que somos transformados pelo uso da tecnologia. Diante de tantos aplicativos de serviços de transporte, aluguel ou compartilhamento de automóveis e possibilidades de veículos autônomos, a simples escolha de um modelo perde um pouco o sentido. O que queremos é nos mover de um lado para o outro, de preferência com mais facilidade e custos reduzidos.

Essa jornada de transformação digital transpassa todos os setores da sociedade e todos os segmentos de mercado. A evolução veio com a decisão das pessoas de se conectarem e compartilharem as informações. E as organizações começam a perceber que esse engajamento coletivo pode sim ser um novo modelo de negócio.

Para ajudar nessa caminhada, inúmeras tecnologias despontam todos os dias. Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas são algumas das mais faladas, testadas e usadas. Mas para que tudo isso faça sentido e funcione, precisamos sim falar de ERP (Enterprise Resource Planning), que, na verdade, é a base de todas essas novas tecnologias.

Os sistemas de gestão evoluíram, se transformaram em plataformas e devem garantir o compliance – das regras de negócios, fiscal e a segurança das informações. Ou seja, o software se tornou a espinha dorsal do mundo corporativo.

Na próxima chamada de um táxi, na previsibilidade de comportamento de consumidores em grandes redes de varejo, na retenção de um aluno na universidade, entre outras infinitas ações possíveis com o uso da tecnologia, o ERP estará sempre presente, no núcleo de todos esses processos e incontáveis integrações de dados.

Portanto, diante de tanta evolução e novas tecnologias, precisamos sim continuar falando de ERP. Os sistemas de gestão estão mais vivos do que nunca e são o início da jornada digital que toda empresa deve percorrer para sobreviver neste novo contexto de mundo.

Fonte: CIO

Texto original:
http://cio.com.br/opiniao/2018/04/11/sim-vamos-falar-de-erp