Onde e como a realidade aumentada tem sido utilizada no setor industrial
Pesquisa da PTC mostra rápida evolução do mercado de RA e como empresas utilizam a tecnologia, que atingirá US$ 63 bi até 2021
O valor potencial de realidade aumentada está em alta. Relatórios de analistas da indústria têm previsto crescimento para este mercado, principalmente por conta da crescente capacidade da RA de transformar fundamentalmente a maneira como as pessoas interagem com os mundos físico e digital. Estudos da Digi-Capital, da ABI Research e da Markets and Markets estimam que o mercado atingirá entre US$ 24 bilhões e US$ 83 bilhões até 2021.
A PTC levou estes números em consideração, juntamente com a sua própria pesquisa, e fez uma análise dos relatórios de mercado disponíveis e as percepções obtidas das conversas com milhares de empresas que testaram e implementaram RA. Com base nesta grande quantidade de dados, a PTC estima que o gasto total com RA, incluindo hardware, software, e-commerce, jogos e publicidade, crescerá atingindo US$ 63 bilhões até 2021.
Enquanto a RA irá desfrutar de um crescimento constante de receita, a PTC acredita que 2018 servirá como um ponto de inflexão para um aumento ainda maior do crescimento. Com isso, haverá um aumento significativo nas remessas de hardware, inicialmente impulsionadas por smartphones habilitados para RA, com os óculos inteligentes gerando uma parcela cada vez maior.
Para muitas das empresas pesquisadas para a análise, a RA já está se tornando um componente crítico de sua transformação digital geral. De fato, um entrevistado chamou a RA de “estratégia de sobrevivência”, observando que sua adoção não é uma opção para a empresa. Outro observou que os casos de uso atuais estão abordando como a organização do respondente pode aumentar a receita de vendas e acelerar os hábitos de compra de seus clientes em potencial.
O estudo conclui que a adoção da RA está chegando a um ponto crítico, impulsionado por investimentos maciços nas tecnologias de hardware e software subjacentes que permitem uma transição rápida de projetos piloto para ambientes de produção completos.
Quais indústrias estão adotando a realidade aumentada?
De acordo com dados da PTC, os fabricantes de produtos industriais (21%), automotivos (11%), aeroespacial e defesa (8%) estão liderando a adoção da RA, e um grande número de provedores de serviços de software emergiu para suportar essa demanda. Já existem exemplos emergindo em uma dúzia de diferentes tipos de indústrias, demonstrando a aplicabilidade horizontal desta tecnologia. Curiosamente, as indústrias fortemente impactadas pelas iniciativas de transformação digital e da internet das coisas (IoT) estão liderando a adoção da RA.
Onde tem sido usada?
O poder da tecnologia de RA para visualizar, instruir, orientar e melhorar as interações com as coisas físicas por meio de informações digitais está ajudando a reestruturar as atividades comerciais tradicionais, desde o design e a fabricação do produto até o serviço pós-venda.
Os dados da PTC mostram que há uma série de funções na empresa que já estão explorando a ampla aplicabilidade da RA para gerar valor. Dos respondentes da pesquisa, eles eram das seguintes funções: 19% de serviço, 18% de fabricação, 17% de design e 17% de vendas e marketing. Além disso, 14% eram operadores, seguidos por 13% que estavam em treinamento.
A próxima área na empresa que está se beneficiando da RA é o design. Essa tecnologia pode alterar a própria definição de produtos, ampliando suas capacidades e transformando a forma como as pessoas interagem com o mundo ao seu redor. Por exemplo, a pesquisa indica que a Lego adicionou um novo campo de jogo digital ao seu jogo virtual medieval de fantasia Nexo Knights, que permite aos jogadores aumentarem o conteúdo diretamente em suas figuras.
Como tem sido usada?
Embora existam oportunidades para aplicar a RA em toda a cadeia de valor, as organizações precisam entender os requisitos de cada experiência para uma implementação bem-sucedida. Tal como acontece com outras tecnologias emergentes, os casos de uso que criam o maior valor nem sempre podem ser atingidos hoje devido a limitações técnicas. É importante que uma organização avalie os requisitos organizacionais associados a um determinado caso de uso ao estabelecer um roadmap de RA.
Uma das aplicações mais populares de RA é a instrução avançada e a orientação. Os primeiros que adotaram em serviços e manufatura estão usando RA para permitir que os operadores tenham um passo a passo das instruções para manutenção e procedimentos de serviço. De fato, três dos quatro principais casos de uso se concentraram em melhorar a disseminação e o consumo de instruções.
Como exemplo do que é possível, a GE criou uma experiência de RA em que técnicos de suporte podem ver dados de manutenção e alertas do sistema Predix IoT que indicam quais procedimentos são necessários e como realizá-los. Nessa experiência de RA, dados de maquinário, juntamente com outras fontes externas de informações de sistemas corporativos, como modelos CAD e histórico de serviço, além de instruções de serviço, são agregadas e compiladas para cada ativo específico. Essa solução também incorpora dados de sistemas de gerenciamento de ativos, sistemas de histórico de serviços e bancos de dados de fornecedores. O técnico de serviço seleciona o procedimento necessário e segue as instruções aprimoradas para conduzir um serviço de alta qualidade.
Fonte: ComputerWorld
Texto Original:
http://computerworld.com.br/onde-e-como-realidade-aumentada-tem-sido-utilizada-no-setor-industrial