Certificação em TI vale a pena mesmo?
Muito se discute hoje em dia entre os profissionais de TI se vale ou não a pena o esforço de estudo e o investimento financeiro para ter certificações no currículo.
Na realidade essa é uma discussão antiga entre os profissionais certificados e não certificados.
Quem tem certificações defende a importância em tê-las e por outro lado quem não tem diz que o mais importante é a experiência profissional.
Por Fábio Mourão
Afinal de contas, quem está certo?
Não existe o certo ou o errado, e sim alguns fatos importantes que precisam ser considerados.
Não temos como argumentar que as certificações se tornaram requisitos básicos nas seleções de RH para os profissionais em todas as áreas de TI. Um exemplo disso, são as diversas Licitações que exigem profissionais certificados.
Sem dúvida ter a certificação no currículo faz a diferença na hora da seleção do RH, pois comprova algum conhecimento técnico específico que você possui. Para o recrutador que está selecionando um candidato que não conhece e não tem referências, faz toda a diferença.
Um profissional certificado tem maior chance de ser selecionado para uma entrevista em relação a um não certificado com um currículo semelhante em termos de experiência profissional.
A certificação não comprova a competência do profissional, muito menos a experiência, ser certificado não é sinônimo de ser um bom profissional, mas é fato que a certificação é um diferencial no currículo.
Além da certificação, do conhecimento técnico, existe o lado comportamental e a experiência profissional do candidato que serão analisados durante todo o processo de seleção.
A certificação é apenas um “cartão de visita” para “abrir portas”, mas não garante que você será contratado. Por isso, não basta ter apenas as certificações, elas apenas fazem parte de um conjunto de requisitos necessários para comprovar sua qualificação profissional
Na prática não quer dizer que um profissional certificado seja melhor que um não certificado e vice-versa. Um bom profissional precisa ter outas qualificações, além das certificações no currículo.
Certificação é mais um investimento que você faz na sua carreira, assim como uma Graduação, uma Pós-Graduação, um MBA, um Mestrado, etc.
Na minha opinião e visão profissional, quanto mais você estuda e valida o seu estudo com certificados acadêmicos e/ou técnicos, melhor será para sua carreira profissional.
Fonte: Profissionais TI
Texto original:
http://www.profissionaisti.com.br/2015/07/certificacao-em-ti-vale-a-pena-mesmo/