Cinco dicas para melhorar a experiência do usuário
Por: Rafael Cichini
E um erro que deve ser evitado a todo custo para preservar a boa experiência do usuário durante a navegação
Pensar no público-alvo em primeiro lugar é a lição número um para empreendedores, certo? Nem tanto. Quando o assunto é desenvolvimento de sites ou aplicativos, a maioria das corporações brasileiras ignora a experiência do usuário durante a navegação. O conceito ainda é novo e as empresas ainda cometem deslizes na hora de implementar estratégias neste sentido. Confira cinco dicas para acertar e o principal erro para evitar:
Pense no conteúdo: ao entrar em um site, o usuário deseja encontrar informações e dados que façam sentido para ele – caso contrário, ele jamais vai retornar. Portanto, destaque aquilo que o seu público-alvo procura e tente, ainda, diversificar os formatos, incluindo texto, vídeo, foto, áudio, entre outros.
Engaje: uma boa experiência do usuário começa com a necessidade de engajamento do público-alvo com a marca. Hoje, o usuário não há mais uma atitude passiva diante das campanhas de marketing (como há tempos atrás) e deseja interagir com a companhia para obter mais detalhes.
Facilite a navegação: foi-se o tempo em que a pessoa estava disposta em clicar nos vários links de uma página e navegar por horas dentro de um site. Agora, é preciso oferecer o que ela quer rapidamente, diminuindo os caminhos e deixando sua jornada mais eficiente.
Hierarquize o site: o acesso às informações devem respeitar uma ordem hierárquica e levar em conta o contexto de cada conteúdo em que está inserida. Assim, é possível “guiar” a pessoa dentro da página, mostrando as vantagens e benefícios desta marca ou produto.
Humanize a navegação: lembre que do outro lado da tela está uma pessoa ao invés de um robô. A ideia é óbvia, mas é comum encontrar profissionais que ignoram a percepção humana: cores, ícones e conteúdos gráficos podem trazer sensações que não condizem com a imagem desejada.
E não menos importante: conheça o erro que sempre deve ser evitado:
Pensar apenas em vendas: adotar estratégias de experiência do usuário apenas com o objetivo de aumentar as vendas é a principal armadilha. O conceito de UX até ajuda a trazer receita, mas vai além do lucro e considera seu público em primeiro lugar.
Fonte: CIO
Texto original:
http://cio.com.br/tecnologia/2016/03/02/cinco-dicas-para-melhorar-a-experiencia-do-usuario/