Concorrência Digital: Seus rivais podem realmente te ensinar uma lição?

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Concorrência Digital: Seus rivais podem realmente te ensinar uma lição?

Não vamos compartilhar todos segredos, mas aqui estão alguns exemplos de aspectos que nós analisaríamos em nossos concorrentes.

Por: Carol Lara.

Talvez você, assim como nós, se encontre sonhando com um mundo de perfeita transparência (1), que entregue acesso ao mundo dos sistemas analíticos digitais de cada uma das marcas que lhe são interessantes ou concorrem com você.

Podemos sonhar, mas como fazer para alcançar algo que ao menos se parece com esta ambição? Analisar concorrentes e descobrir como você está se saindo em relação a eles é um dos pedidos mais comuns que recebemos de nossos clientes e, apesar da barreira óbvia de contarmos com ferramentas analíticas limitadas, existe um razoável número de fontes públicas que estão disponíveis e podem ajudar bastante nesta tarefa.

Nós não vamos compartilhar todos os nossos segredos, mas aqui estão alguns exemplos de aspectos que nós analisaríamos como parte de uma “Análise Digital da Concorrência”:

• Website: painéis de consumidores acompanham o que algumas pessoas fazem na internet e usam os dados para estimar quantas visitas de diferentes websites recebem. Não é perfeito, mas pode trazer um quadro interessante do tráfego que os concorrentes atraem e a importância relativa entre diferentes fontes de tráfego (direto, search, referências, etc…)

• Search: quando discutimos como identificar seus concorrentes digitais , uma das áreas que levantamos foi onde os seus concorrentes aparecem nas buscas com maior proeminência para determinadas palavras-chave e com que frequência. Aplicando estas estimativas para click-through rates (CTRs) estes dados podem ser comparados com o volume de tráfego que você e seus rivais recebem de buscas relacionadas a áreas e tópicos que se sobrepõe.

• Presença em Social Media: seja quantos fãs seus concorrentes têm ou a quantidade de conteúdos que eles postaram, ou o número de likes, views e comentários nos diferentes posts, os canais de social media de nossos concorrentes são uma excelente fonte de aprendizado. Você pode checar se eles promoveram posts para obterem uma melhor performance (2) e com isso coletar insights a respeito da abordagem que eles escolheram para interagir com seus consumidores – se eles utilizam plataformas específicas para os seus SACs, se eles respondem com frequência as questões dos consumidores e como as respondem. Através disto, você pode desvendar algumas das prioridades de negócio dos concorrentes.

• Opiniões e avaliações: uma pesquisa de marketing tradicional a respeito dos concorrentes pode resultar em respostas ricas e valiosas a respeito do que os consumidores pensam a respeito da sua marca ou das concorrentes. O mesmo acontece em digital. Da próxima vez que você estiver no Twitter, por exemplo, observe a aba “Tweets & Replies” dos seus concorrentes e analise as suas conversas. Você também pode utilizar ferramentas de Social Listening ou observar plataformas de e-commerce para checar como são as avaliações dos produtos, serviços e negócios, identificando potenciais forças e fraquezas do ponto de vista mais importante: o dos consumidores.

Construindo um cenário mais abrangente

Coletar esses dados é bastante importante, mas claramente, não é o suficiente. Para alcançar o máximo destes dados, é recomendável que você os colete das mais diversas fontes e baseie-se em diversos insights de diferentes formas de Pesquisa de Marketing. Os competidores estarão espalhados em diversas frentes, e cabe a você experimentar um pedaço de cada para melhorar o seu próprio resultado.

Sempre que possível, ainda, é importante que os dados sejam analisados da forma mais profissional possível, seja esta análise qualitativa ou quantitativa, garantindo assim um entendimento real do cenário, e portanto, aprender uma lição valiosa com o comportamento da concorrência.

(1) Transparência do Conhecimento e não algum tipo de universo onde constantemente você esbarra em coisas que, apesar de invisíveis, estão bastante presentes.

(2) Quanto mais popular for o conteúdo, maior a chance de ter sido promovido – o que não quer dizer que todo conteúdo promovido terá uma boa performance. Você terá de se certificar de que aquilo que está sendo criado e publicado é digno de atenção antes de pagar por tráfego para este conteúdo.