Currículo: veja 8 dicas para não errar na hora de usar a criatividade

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Currículo: veja 8 dicas para não errar na hora de usar a criatividade

Vale ser inovador, mas o documento tradicional não deve ser esquecido. Candidato deve saber que exposição pode ter uma reação negativa.

Por: Pâmela Kometani

Ter um currículo que ajude a se destacar e diferenciar dos demais é o que os profissionais mais desejam na hora de um processo seletivo. O currículo é o cartão de visita de quem busca um emprego e a primeira impressão pode valer valiosos pontos positivos.

Foi a criatividade que levou o publicitário Henrique Murate a criar um boneco-currículo para mostrar seu trabalho para agências de São Paulo e do Rio de Janeiro. Já a estudante de engenharia civil Luiza Messender apostou em um gif com fotos dela trabalhando e ressaltando suas qualidades.

Mas um currículo diferente e inusitado é bem visto em todas as áreas? Como o profissional pode usar sua criatividade e impressionar o recrutador? Segundo especialistas ouvidos pelo G1, é importante ter cuidado para não deixar de fora informações essenciais ao apostar na inovação.

“O importante é utilizar essas habilidades para descrever da melhor forma a carreira, pontuando de maneira objetiva quais foram as principais realizações e de que forma o seu perfil pode agregar para a empresa a qual está contratando”, afirma Telma Mantovani, diretora de transição de carreira da STATO – consultoria especializada em recrutamento e transição de executivos.

Veja abaixo 8 dicas para não errar ao usar a criatividade no currículo:

Informações Básicas

Os dados pessoas do profissional não devem ficar de fora, por mais criativo e diferente que o currículo seja. Nome, dados de contato, formação e experiências são informações imprescindíveis.

“Não é errado ser mais criativo, mas ele não pode deixar de conter os dados principais, aqueles que de fato permitirão que você entre na lista de selecionados em uma triagem”, ressalta Viviane Candido, especialista em RH pela Vagas.com.

Inovação e Criatividade

“A criatividade para fazer um currículo, como em tudo na vida, deve ser utilizada no momento e da maneira certa – é uma questão de critério. Atualmente, toda empresa gosta de ter um profissional capaz de inovar e trazer soluções criativas a seus problemas. Alguns profissionais conseguem demonstrar isso em uma entrevista pessoal e outros na própria criação do currículo”, diz Lucas Oggiam, gerente da Page Personnel.

Formatos Inusitados

Currículo em dobradura e vídeo com o profissional cantando para apresentar suas habilidades são alguns dos formatos encontrados na página francesa CV-Originaux, que reúne documentos diferentes. Segundo os especialistas, o candidato deve analisar a empresa para saber se a inovação será bem aceita ou não.

“Essas formas ajudam o profissional aparecer, porém ainda são muito superficiais para o que o entrevistador consiga identificar o histórico profissional de cada indivíduo”, afirma Telma Mantovani, da Stato.

Em todas as áreas?

De acordo com os especialistas em carreira ouvidos pelo G1, nem todas as áreas enxergam os currículos inusitados com bons olhos. Áreas como administração, direito, engenharia, finanças ainda dão grande valor para as candidaturas mais formais. “Provavelmente candidatos de criação e marketing possuem mais liberdade para expressar suas experiências e conhecimentos de forma menos padronizada”, reforça Viviane.

Currículo profissional e proposta criativa

Uma forma de unir o modelo tradicional e a criatividade é enviar o formato inusitado como um complemento do currículo formal. O candidato pode enviar, por exemplo, um vídeo falando de suas habilidades ou uma música que fale de suas qualidades, juntamente com o documento.

“O currículo formal é mais fácil de ser transitado durante um processo de seleção que pode ter diferentes etapas e profissionais envolvidos”, ressalta Oggiam.

Vale tudo para aparecer mais?

Nem sempre aparecer mais durante a seleção quer dizer que o profissional de fato agradou o recrutador ou que é a melhor opção para a vaga.

“Aparecer é uma palavra de dois gumes quando se trata de um processo seletivo, já que o candidato pode aparecer de forma positiva ou negativa. No final do processo de avaliação, é muito mais importante conseguir demonstrar quem você é e que habilidades possui, de maneira que o empregador veja com bons olhos”, diz Oggiam.

Na internet

A internet pode ser uma aliada na hora de mostrar a criatividade: Telma sugere que o profissional use o LinkedIn para expor suas ideias e experiências. “Divulgar artigos ou notícias relacionadas à área ou segmento de atuação, ou até mesmo incluir no próprio perfil apresentações, projetos e vídeos, adicionais à experiência profissional é um ponto bem positivo para destacar o currículo”, afirma.

Fuja dos erros

Mentir ou omitir informações ainda são os principais erros cometidos por candidatos e que devem ser evitados. Revisão, concisão e clareza estão entre as boas medidas para ter um currículo bem feito.

“É comum encontrar erros de português, mesmo que nitidamente se perceba que foi um erro de digitação. Não revisar o currículo antes de enviar pode passar a imagem de desleixo e falta de atenção aos detalhes”, diz Viviane.

Fonte: G1

Texto original:
http://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2016/04/curriculo-veja-8-dicas-para-nao-errar-na-hora-de-usar-criatividade.html