Dispositivo conectado a smartphone consegue detectar câncer

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Dispositivo conectado a smartphone consegue detectar câncer

Aparelho desenvolvido por pesquisadores conta com sensores para detectar indicador biológico comum para diversos tipos de câncer

Por: IDG News Service

smartphone-medicinaPesquisadores da Washington State University (WSU) desenvolveram um sensor portátil que usa uma câmera de smartphone para detectar um indicador biológico comum para diversos tipos de câncer. A tecnologia chegou a mostrar resultados com 99% de precisão, uma taxa que aproxima a eficiência de um laboratório profissional.

O sensor, um espectrômetro de luz, consegue processar até oito amostras de sangue ou tecido ao mesmo tempo e consegue detectar a proteína humana interleucina-6 (IL-6). Tal proteína é conhecida como um marcador biológico para cânceres do pulmão, fígado, próstata, mama e de pele.

“Em uma época onde pacientes e médicos esperam sempre por resultados mais rápidos, pesquisadores estão tentando traduzir tecnologias de biodetecção usadas em laboratórios para o campo e clínica, para que pacientes consigam obter quase que diagnósticos instantâneos no próprio consultório médico, em uma ambulância ou em uma sala de emergência”, escreveram os pesquisadores em comunicado.

Um espectrômetro analisa a quantidade e o tipo de químicos em uma amostra ao medir a luz do espectro. A pesquisa foi publicada no jornal Biosensors and Bioelectronics.

Enquanto espectrômetros em smartphones existem hoje em dia, pesquisadores da WSU dizem que um espectrômetro de oito canais em um celular é único e econômico de produzir – cerca de US$ 150.

Um smartphone customizado usa a câmera do próprio aparelho e foi desenvolvido para controlar parâmetros ópticos e para alinhar cada amostra ao canal correspondente. As imagens capturadas são convertidas em um espectro em uma gama de comprimento de ondas visíveis.

O espectrômetro inicial foi criado para um iPhone 5, mas pode ser ajustado para funcionar em qualquer modelo, de acordo com Lei Li, professor assistente da WSU para a Escola de Mecânica e Engenharia de Materiais. Li, que coordenou o time de pesquisadores, também submeteu a invenção para patente.

Fonte: IDG Now

Texto original:
http://idgnow.com.br/internet/2016/11/03/dispositivo-conectado-a-smartphone-consegue-detectar-cancer/