É possível usar outsourcing como alternativa para evoluir a TI na crise?

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

É possível usar outsourcing como alternativa para evoluir a TI na crise?

Por: Romulo Cesar de Paula

Diante de um cenário de insegurança econômica, modelo de contratação terceirizada traz alguns benefícios às empresas

Em tempos de crise, um pensamento natural que vem à mente dos gestores de TI é reduzir custos. Manter a qualidade dos serviços prestados enxugando o valor investido não é tarefa fácil, principalmente em uma área que é essencial para o crescimento de qualquer empresa. Buscar novas estratégias nesse momento é fundamental para suportar os impactos do arrocho da economia mantendo o papel estratégico da TI para o negócio.

Diante de um cenário de insegurança econômica, o outsourcing tem que ser olhado cada vez mais pelos gestores como uma alternativa viável e eficaz para manter a evolução do ambiente de TI.

A vantagem deste modelo fica ainda mais clara em um momento de crise: ao contratar os serviços de uma empresa e terceirizar o processo de desenvolvimento, ou mesmo a gestão do ambiente de tecnologia como um todo, a empresa deixa de ter que manter uma estrutura interna de profissionais, que não apenas representam altos custos e encargos trabalhistas para qualquer negócio, mas também deixam o gestor de mão atadas no caso de uma necessidade de redimensionamento da equipe.

Isso porque, no caso de uma queda inesperada de faturamento, que represente uma redução do budget de TI, a diminuição do headcount é sempre uma ação traumática dentro de qualquer departamento. Ao contratar um fornecedor externo, a facilidade em “enxugar” ou mesmo ampliar rapidamente o escopo do projeto, caso seja esse o caso, é certamente muito maior.

E se enganam aqueles que pensam que optar pelo outsourcing para o desenvolvimento de sistemas pode representar perda de qualidade. Pelo contrário! Nos fornecedores de ponta, a gestão do projeto é realizada dentro de um prazo e com orçamentos previamente definidos. As necessidades são pautadas e o cliente acompanha o plano, com reuniões e relatórios que são emitidos periodicamente.

Além disso, a existência de certificações, como o MPS.Br, e as metodologias ágeis de desenvolvimento são uma garantia a mais para quem contrata desenvolvimento de software como serviço. A empresa contratante deve sempre analisar o portfólio da contratada, visitá-la e conhecer seus profissionais, analisar a expertise e a capacidade de comprometimento da mesma.

Portanto gestor, caso o Outsourcing de desenvolvimento de TI não esteja em seu planejamento, é hora de olhar essa alternativa com carinho. Ela pode ser uma escolha importante para que a área de TI mantenha seu importante papel e passe pelo momento de crise econômica com menos sobressaltos.

Fonte: ComputerWorld

Texto original:
http://computerworld.com.br/e-possivel-usar-outsourcing-como-alternativa-para-evoluir-ti-na-crise