FAETERJ-Rio tem supercomputador

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

FAETERJ-Rio tem supercomputador

O projeto Commodity Clusters foi uma iniciativa do professor Artur Brandt, que necessitava de um alto poder de processamento para ser utilizado em simulações da Dinâmica Molecular em suas pesquisas – uma vez que um único computador pessoal não traria resultados significativos, devido ao tempo de processamento da simulação.

A solução então, foi buscar uma alternativa de baixo custo, na qual a própria instituição, a FAETERJ-Rio, pudesse produzir. A alternativa, foi utilizar os computadores obsoletos da unidade – que foram substituídos por modelos mais novos -, com configurações mais potentes. Estes equipamentos, acabariam virando sucata e foi com esses computadores que os professores Artur Brandt e José Wilson viram a oportunidade de criar o supercomputador.

Mais tarde, com o intuito de aumentar o poder de processsamento,a surge a ideia de criar um projeto FAPERJ, que viabilizasse a aquisição de um computador potente, o suficiente para executar a simulação.

Equipamentos da Primeira fase:
– Dell Optiplex 780 (16 para serem usadas como parte da unidade de processamento e uma interação com o usuário, o chamado “front-end”).
– Processador Intel Core 2 Duo
– 4GB de memória RAM e HD de 500GB.

Configurações atuais do supercomputador (em implementação):

– 2 processadores Xeon hexa core
– 2 placas de vídeo galax GeForce
– 8 memórias de 8gb
– 1 disco de 3tb


Projeto:
Projeto de Iniciação Científica “Commodity Clusters”

Orientadores:
Artur Brandt
José Wilson Coura Pinto

Alunos:
Arthur Pereira dos Santos
Filipe Rodrigues Cardoso da Silva