Gerentes de TI precisam saber mais sobre software open source

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Gerentes de TI precisam saber mais sobre software open source

Mesmo as empresas que contribuem para projetos de código aberto têm pouca compreensão sobre o seu uso.

Por: CIO Brasil

Open Source SoftwareCada vez mais empresas estão contribuindo para projetos de código aberto, mas a gestão de software derivado deles ainda é caótica, conclui a edição 2016 do estudo Future of Open Source, da Black Duck Software.

A pesquisa ouviu mais de 1,3 mil desenvolvedores, gerentes de desenvolvimento, arquitetos, CIOs, CSOs e CEOs, em 64 países, e descobriu que muitas empresas que usaram software de fonte aberta, sem contribuir para qualquer projeto, estão começando a retribuir a comunidade. Sessenta e sete por cento das empresas disseram que agora incentivam seus desenvolvedores a participar e contribuir para projetos de código aberto relevantes, e uma em cada três tem recursos dedicados em tempo integral a projetos de código aberto.

“Estamos diante do segundo estágio de adoção de código aberto”, diz Jeffrey Hammond, analista da Forrester Research. “Primeiro as empresas permitiam que seus desenvolvedores contribuissem, mas apenas em seu tempo livre, usando seu próprio e-mail. Agora elas estão dizendo que querem que seus desenvolvedores contribuam para projetos em nome da empresa”.

Uma razão para isso, segundo Hammond, é o fato de desenvolvedores da geração Y estarem acostumados a contribuir para projetos de código aberto e para o compartilha de código com outros desenvolvedores. E por isso, escolhem trabalhar para empresas que lhes permitam continuar a fazê-lo. O que significa que as empresas que querem reter talentos têm pouca escolha a não ser permitir contribuições para projetos de código aberto.

Além disso, as empresas estão mais interessadas em atrair desenvolvedores nessas comunidades consideradas estratégicas para elas.

Apesar disso, a pesquisa constatou também que quase metade das empresas não têm políticas formais de selecção, aprovação e uso de software de código aberto. O que as expõem ao risco de violação de licenças.

A verificação da conformidade legal de software é tão importante quanto garantir a qualidade antes de começar a produção. Inúmeros processos judiciais destacam os riscos do negócio e os enormes custos quando a conformidade não é feita corretamente – custos decorrentes de processos judiciais, recalls, correções de problemas pós-lançamento e perda de oportunidades de marketing.

Um fator-chave do movimento open source, hoje, é o grande volume de opções de licenciamento disponíveis e como a escolha de licença de código aberto está mudando, graças a uma maior participação de organizações empresariais que reconhecem a importância da comunidade.

Além disso, 47% das e,presas não têm processos formais de rastreamento do seu código open source., o que limita a sua capacidade de controlá-lo. E mais de um terço das empresas não têm nenhum processo para identificar, rastrear ou corrigir vulnerabilidades de código aberto conhecidas.

Fonte: ComputerWorld

Texto original:
http://computerworld.com.br/gerentes-de-ti-precisam-saber-mais-sobre-software-open-source