Google lança solução open source de aprendizado de máquina
TensorFlow é duas vezes mais rápido que infraestrutura de deep-learning do Google lançada em 2011 e consegue rodar até mesmo em dispositivos móveis
Há anos, o Google vem trabalhando em aprendizado de máquina dentro de seus laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento. Agora, alguns desses avanços encontraram seu caminho em produtos como o Google Fotos.
Nesta segunda-feira (09/11), a companhia lançou uma nova ferramenta open-source para ajudar a compartilhar o que aprendeu.
Batizado de TensorFlow, o sistema de aprendizado de máquina consegue rodar em qualquer dispositivo desde um único smartphone a milhares de datacenters. Apesar de construído sobre o DistBelief, a infraestrutura de deep-learning do Google desenvolvida em 2011, o sistema supera com folga sua primeira edição.
“O TensorFlow é mais rápido, mais inteligente e mais flexível que o nosso velho sistema, então pode ser adaptado de uma forma muito mais fácil a novos produtos e pesquisa”, escreveu o CEO Sundar Pichai no blog da companhia.
“O DistBelief era estreitamente focado em redes neurais, difícil de configurar e intimamente ligado a infraestrutura interna do Google, tornando quase impossível compartilhar o código de busca externamente”, explicou Jeff Dean, Google Fellow, e Rajat Monga, líder técnico em outro post do blog do Google Research.
Já o TensorFlow é duas vezes mais rápido que o DistBelief em alguns benchmarks. Também pode ser usado para construir e treinar redes neurais até cinco vezes mais rápido.
Ao lançar o software enquanto open source, o Google espera permitir que pesquisadores, engenheiros e outros troquem ideias e informações mais rapidamente. E de forma mais ampla, o software pode também ser usado em outros contextos, como ajudar pesquisadores a destravar dados complexos em campos como biologia e astronomia, disse Pichai.
Enquanto isso, o próprio Google certamente se beneficiará quando pesquisadores chegarem a novos avanços usando o TensorFlow.
Com uma interface Python, o TensorFlow já se encontra disponível sob uma licença Apache 2.0 como uma biblioteca independente com ferramentas associadas, exemplos e tutoriais.
Fonte: ComputerWorld
Texto original:http://computerworld.com.br/google-lanca-solucao-open-source-de-aprendizado-de-maquina