Alunos da Faeterj-Rio utilizam conhecimentos em CSS e PHP para manipular os componentes eletrônicos.
Por: Prof. Ricardo Marciano (Faeterj-Rio)
A IOT, a Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things) é uma revolução tecnológica a fim de conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia-a-dia (como aparelhos eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte, etc) à Internet, cujo desenvolvimento depende da inovação técnica dinâmica em campos tão importantes como os sensores wireless, a inteligência artificial e a nanotecnologia.
Dentro do contexto da discipina LPW, alunos utilizam conhecimentos em CSS e PHP para montar a interface web e conhecimentos em C (adquiridos em disciplinas no inicio do curso) para manipular os componentes eletrônicos.
Durante as aulas, o conceito foi apresentado para os alunos com dois kits contendo uma placa prototipadora (ARduino UNO e ARduino MEGA), juntamente com conjunto de sensores, placa resistores, a ideia é que os alunos consigam identificar tais elementos. De posse dos equipamentos, é feita uma conexão com um computador que envia as informações para a placa.
Há uma proposta para o próximo semestre, de que seja criada uma nova disciplina TAV sobre a temática para alunos interessados.
[wzslider]