Investimentos em mainframes seguem em alta
Confiabilidade, desempenho e segurança são citados como fatores-chave para a manutenção da plataforma, vista como estratégica para iniciativas de negócios digitais.
Apesar da morte anunciada desde a década 80, o mainframe vive, bem e com muita saúde, rejuvenescido, segundo os resultados da 11ª edição do estudo Mainframe Research Report, realizado anualmente pela BMC. De acordo com os responsáveis pela pesquisa, a pressão para transformação digital dos negócios tem efeitos mensuráveis sobre a demanda crescente por mainframes, para a entrega de serviços digitais rápidos e confiáveis.Os mainframes são hoje uma plataforma essencial, por suportar o volume de dados e a velocidade das transações exigidos pelos negócios digitais.
Segundo a pesquisa, 58% dos 1.227 profissionais entrevistados – de níveis executivo e técnico – pretendem ampliar os investimentos a aumentar o uso da plataforma. Outros 65% apostam no mainframe para redução de custos e otimização dos processos.
Os executivos que planejando ampliar investimentos na plataforma estão interessados na alta disponibilidade, no desempenho e segurança que os mainframes oferecem. Esses respondentes geralmente têm receita crescente e estão focados na modernização do negócio. A maioria das grandes empresas presentes nesse grupo (67%) observou crescimento nas suas cargas de trabalho nos últimos 12 meses.
Já os executivos que planejam manter seus investimentos, usam o mainframe para aplicações críticas, e não pretendem expandir sua carga de trabalho.
Apenas 19% planejam reduzir investimentos. Esse grupo está procurando por novas plataformas para reduzir custos.
Fonte: CIO
Texto original
http://cio.com.br/tecnologia/2016/11/04/investimentos-em-mainframes-seguem-em-alta/