Nove ferramentas grátis para destravar o potencial das APIs
Damos uma pequena amostra de serviços disponíveis que podem ser utilizados sem custo de provedores como IBM e AWS
A seguir, damos uma pequena amostra de serviços disponíveis que podem ser utilizados sem custo. A lista traz uma gama variada de soluções, desde testadores de carga, até coletores de métricas e desenho de APIs. Confira.
Amazon API Gateway
O AWS fornece aos desenvolvedores acesso sem custo a uma boa quantidade de ferramentas que compõem seu portfólio. Apesar de haver um limite no uso, trata-se de uma boa rota para ver como as coisas funcionam. O API Gateway é um serviço disponível nesse pacote e pode ser utilizado gratuitamente até determinado ponto. Nessa oferta, por exemplo, sua aplicação pode receber até 1 milhão de chamadas de API por mês, o que dá uma visão se a tecnologia da provedora se encaixa nas suas necessidades.
Assim como a AWS, a IBM oferece ferramentas gratuitas no Bluemix até determinado nível de utilização (e isso normalmente significa uma capacidade robusta o suficiente para fornecer aos desenvolvedores uma amostra do que está disponível, mas não para construir aplicações de produção). Na sua plataforma cloud é possível encontrar três recursos destinados à API: Connect, Management e Connect & Compose. Qualquer uma dessas ferramentas permite, no modelo grátis, milhares de chamadas por mês.
Runscope
A Runscope oferece um conjunto de ferramentas baseadas em web para testar APIs e se certificar que funcionam corretamente. Com o serviço, é possível até importar planos de teste usando o padrão Swagger 2.0, juntamente com uma série de outros formatos comuns. O nível gratuito fornece apenas testes, monitoramento de uptime e funções de registro/depuração de tráfego. Ele consegue suportar no máximo 25 mil pedidos por mês. Runscope também patrocina Hurl.it, uma interface web básica para executar solicitações GET ou POST.
Restlet Studio
Anunciado como um “IDE Web para projetos de API”, o Restlet Studio descreve APIs com um conjunto de ferramentas visuais. Isso inclui mais do que a criação de métodos ou parâmetros de consulta, bem como autogeração para Java ou Node.js e até mesmo autocriação de SDKs. Swagger e Raml são suportados. Na verdade, ela possibilita que o usuário alterne entre eles, enquanto trabalhava em uma API.
O plano gratuito suporta apenas uma API, mas com um número ilimitado de chamadas para essa API em testes e 1 mil chamadas para quando ela entrar em produção. É isso mesmo: você pode usar o nível gratuito até o sistema entrar em produção.
APImetrics
A APImetrics é um serviço para monitoramento e alteração de APIs que inclui um designer visual, suporte REST e SOAP (uma boa maneira de mover-se de um para o outro), um sistema de fluxo de trabalho que permite que várias chamadas sejam acionadas em sequências, e dashboards para tudo que precisa dar certo ou pode dar errado.
JsonStub
JsonStub é uma interface web que permite criar protótipos de API, retornando texto estático (como uma resposta JSON) para testar um front-end de consulta para dados.
Mockable.io
Mockable é outra ferramenta rápida. As camadas básicas do serviço são gratuitas, embora uma rota não utilizada por um período de três meses é eliminada, os registros só são mantidos durante 24 horas, e você só está autorizado a criar até 10 estruturas para times com três membros. Um fato interessante é que não há necessidade de registrar-se para experimentar a ferramenta.
Httpbin.org
Httpbin.org é outro projeto Runscope, e isso é interessante o suficiente para merecer um olhar atento. A ferramenta fornece ao usuário uma variedade de respostas são úteis para testar ou depurar front-ends que enviam solicitações. Em vez de configurar sistemas através de uma interface Web, porém, você configurá-los com parâmetros de URL.
BlazeMeter
O BlazeMeter é um serviço de teste de carga de API que fornece relatórios em tempo real. O usuário registrado tem um período de 14 para teste da versão completa (que, normalmente, custa US$ 649 por mês). Depois que esse tempo expira, há uma restrição de recursos, com limitação ao número de usuários simultâneos e tempo de testes.
Fonte: ComputerWorld
Texto original:
http://computerworld.com.br/nove-ferramentas-gratis-para-destravar-o-potencial-das-apis