Novo processador da IBM equivale ao cérebro de um roedor

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Novo processador da IBM equivale ao cérebro de um roedor

roedorUm novo superprocessador produzido pela IBM pode ter a capacidade digital equivalente a um cérebro de um pequeno roedor, tanto em velocidade quando capacidade de tomar decisões sozinho. O dispositivo é grande e parece um artefato saído de algum filme de ficção científica dos anos 70, segundo repórter do site de tecnologia Wired, que visitou as instalações da IBM e conheceu o projeto que pode significar o futuro da computação cognitiva.

O sistema que é mostrado na foto abaixo é composto de chips específicos para o dispositivo e placas de circuito com tecnologia confidencial que, quando combinadas, comportam-se como neurônios – peças básicas de constituição de qualquer cérebro biológico. Segundo os cientistas envolvidos no projeto, o IBM ‘Rodent Brain’, que é como o super processador é chamado, é constituído de aproximadamente 48 milhões de neurônios artificiais, quantidade semelhante ao número de células nervosas nos cérebro de roedores. Já no cérebro humano, esse número é de aproximadamente 86 bilhões.
roedor2O departamento responsável pela criação do cérebro digital na IBM é o mesmo que cuida da produção de novas tecnologias relacionadas à computação cognitiva. A tecnologia empregada nos chips que compõem o ‘Rodent Brain’ é a neuromórfica, algo que já estava sendo desenvolvido e testado em segredo nos laboratórios e que agora pode possibilitar a criação de novos chips para computadores e celulares, o que pode aumentar exponencialmente a capacidade de processamento dos dispositivos que temos hoje em circulação no mercado.

Fonte: Olhar Digital

Texto Original:
http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/novo-processador-da-ibm-equivale-ao-cerebro-de-um-roedor/50553