Oito etapas para resolução de problemas em aplicações híbridas

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Oito etapas para resolução de problemas em aplicações híbridas

Em vez de procurar culpados pelos problemas de desempenho de TI, experimente contar com noções comprovadas de solução de problemas

Por: Kong Yang

A adoção dos serviços de nuvem conduziu o data center rumo ao que muitos denominam TI híbrida. Embora existam diversas definições de TI híbrida, o tema em comum entre todas elas é integrar e fornecer serviços tanto pela TI interna quanto por provedores de serviços terceirizados. Normalmente, esses provedores de serviços são os melhores em suas categorias e podem incluir provedores de serviços de nuvem, como Amazon® Web Services (AWS®) e Microsoft® Azure®, ou diversos provedores de software como serviço (SaaS).

O desafio inerente à pilha de aplicativos que abrange tanto domínios de constructos tecnológicos quanto domínios de provedores de serviços reside na complexidade dessas interdependências. Em última análise, quando um aplicativo apresenta problemas de desempenho ou fica inativo, a propriedade e a responsabilidade pela solução e a correção de tais problemas podem ficar bastante nebulosas. O resultado é um tempo de resolução mais longo, o que torna a organização menos eficiente e eficaz e, ao mesmo tempo, cria mais fricção a ser superada pelos usuários finais a fim de utilizarem o aplicativo.

Solução de problemas da TI híbrida
Ainda que a solução de problemas de um aplicativo da TI híbrida envolva vários ambientes, cada um deles com variáveis específicas, as etapas básicas permanecem as mesmas. O processo básico em oito etapas para a solução de problemas é:
  1. Definir o problema
  2. Reunir e analisar as informações relevantes
  3. Construir uma hipótese sobre a causa provável da falha ou incidente
  4. Elaborar um plano para solucionar o problema com base na hipótese
  5. Implementar o plano
  6. Observar os resultados da implementação
  7. Repetir as etapas 2 a 6
  8. Documentar a solução
O problema dessas oito etapas é que elas pressupõem que o administrador de data center tem tempo e recursos ilimitados para determinar a causa raiz de cada problema que surge.
Infelizmente, tempo é algo limitado para qualquer profissional de TI. Por outro lado, uma maneira de encurtar o tempo gasto nos procedimentos de solução de problemas é utilizar com maestria as habilidades de descoberta, emissão de alertas e correção. Afinal de contas, elas formam a base da solução de problemas – as etapas um, dois e três do fluxo de trabalho de solução de problemas são abrangidas pela descoberta e emissão de alertas, enquanto as etapas quatro e cinco são de correção e as etapas seis e sete representam a pura prática da solução de problemas. O emparelhamento dessas três habilidades com o conjunto adequado de ferramentas de TI pode melhorar bastante a exposição do ponto único da verdade e fornecer os insights necessários para determinar causa raiz de qualquer problema de maneira eficaz em diferentes pilhas.
Insights adequados com dados correlacionados e colaboração Com o processo instaurado, o insight adequado ainda é necessário para eliminar rapidamente as variáveis envolvidas na solução de problemas de aplicativos da TI híbrida e na exposição do ponto único da verdade. Vamos analisar um cenário de solução de problemas da TI híbrida:   Tomemos como exemplo um aplicativo em níveis de comércio eletrônico, que normalmente tem várias camadas, como servidores de aplicativo, Web e banco de dados. Todos eles estão conectados por serviços de rede e podem depender de serviços de infraestrutura, como Amazon EC2® e S3, bem como de outros serviços como escalonamento automático e equilíbrio elástico de carga.
Essa capacidade permite ter uma visão detalhada ou geral das métricas de desempenho e dos eventos de serviço, possibilitando reduzir o tempo de solução de problemas. Além disso, dados de séries temporais passíveis de correlação permitem obter clareza quanto à causa raiz do problema.
Quando o aplicativo está funcionando conforme esperado, a empresa pode colher os benefícios em termos de agilidade, disponibilidade e escalabilidade dos serviços, mas uma falha de algum componente da pilha pode levar ao pânico, já que cada segundo perdido significa uma venda não fechada. Mas por onde começar quando se tenta restringir o raio da superfície de um problema? Tudo começa com o insight correto – o contexto conectado dos ecossistemas.
O insight adequado elimina perguntas como:
  • – “O problema está na rede?”
  • – “O problema está no aplicativo, na Web ou nos servidores de bancos de dados?”
  • – “O problema está na camada de virtualização ou nos sistemas de armazenamento?”

Essa capacidade permite ter uma visão detalhada ou geral das métricas de desempenho e dos eventos de serviço, possibilitando reduzir o tempo de solução de problemas. Além disso, dados de séries temporais passíveis de correlação permitem obter clareza quanto à causa raiz do problema.

No entanto, ainda há muito o que percorrer pelos dados de séries temporais correlacionados. Em situações como essa, somente a colaboração entre especialistas no assunto pode realmente fazer com que você saia da inércia na análise de dados e parta para ações tangíveis extraídas do conjunto de dados. A experiência comprovada no assunto minimiza o tempo de resolução e estabelece uma linha de base confiável. Com todas essas vantagens, fica mais fácil determinar a causa raiz de qualquer problema.

Conclusão Aplicativos de TI híbrida representam a realidade de quase todo profissional de TI. Em vez de procurar culpados pelos problemas de desempenho de TI, experimente contar com noções comprovadas de solução de problemas, visto que a solução de problemas é uma habilidade básica que faz parte do monitoramento como disciplina. Some isso a dados de séries temporais e colaboração e você poderá solucionar qualquer problema de aplicativos de TI híbrida em tempo recorde.

Fonte: CIO

Texto original:
http://cio.com.br/opiniao/2017/04/25/oito-etapas-para-resolucao-de-problemas-em-aplicacoes-hibridas/