Pare e pense duas vezes sobre sua próxima solicitação de TI

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Pare e pense duas vezes sobre sua próxima solicitação de TI

A tecnologia se tornou tão entrelaçada a nossas vidas, tanto no trabalho como fora dele, que tudo isso é perfeitamente natural para nós. Sequer pensamos mais nela. Como consequência, muitas vezes deixamos de pensar nos supervisores de tudo, os profissionais que trabalham nos bastidores

Por: Joe Kim

road-sign

Poucos teriam previsto a predominância da tecnologia em nosso mundo moderno. Passe por qualquer área pública hoje em dia — ruas, supermercados, shoppings, casas de show, cafeterias — e tente encontrar alguém (geralmente, muitas pessoas) que não esteja usando um smartphone, tablet ou laptop para trabalhar, jogar, ou uma combinação dos dois. E nós não só levamos uma tecnologia muito avançada conosco quase para todos os lugares aonde vamos, como ela é parte do funcionamento interno de muitas construções graças à Internet das coisas (IoT, Internet of Things) que fornece segurança predial, sistemas de energia e até mesmo o cafezinho do escritório para redes empresariais. Além disso, temos aquela coisinha chamada nuvem que nos permite armazenar, compartilhar e recuperar todos os arquivos concebíveis de qualquer tipo, a qualquer hora e de qualquer lugar, como nunca antes.

Ah, a conveniência da tecnologia moderna é uma maravilha.

Isso lhe parece familiar? Para aqueles que responderam “sim”, principalmente se você tende a misturar o uso da tecnologia pessoal e dos negócios, respondam a isso: você já parou para pensar nas pessoas responsáveis pela operação e manutenção da sua tecnologia em um dia qualquer?

Se você está escondendo os olhos de vergonha agora, não está sozinho.

A tecnologia se tornou tão entrelaçada a nossas vidas, tanto no trabalho como fora dele, que tudo isso é perfeitamente natural para nós. Sequer pensamos mais nela. Como consequência, muitas vezes deixamos de pensar nos supervisores de tudo, os profissionais respeitáveis que trabalham nos bastidores para que possamos acessar nossos e-mails do trabalho em dispositivos pessoais, nos conectemos a nossos projetos importantes enquanto trabalhamos de casa e acessemos nossos aplicativos da nuvem favoritos no trabalho: os profissionais de TI.

Uma simples pesquisa na internet resulta em milhares de artigos que citam como a tecnologia está inovando e transformando todos os setores, mas e quanto a como a tecnologia está inovando o setor de tecnologia? Especificamente, como toda essa tecnologia inovadora está afetando os profissionais de TI que são responsáveis por garantir que tudo funcione. A verdade é que, da mesma forma que a revolução digital facilitou nossas vidas de tantas formas, ela também tornou muito mais complexo o trabalho dos profissionais de TI.

De fato, a tecnologia está evoluindo e transformando o setor de tecnologia e impondo mais demandas sobre nossos profissionais de TI do que nunca antes. Há apenas dez anos, coisas como a nuvem e a ciência de dados eram apenas um brilho nos olhos de alguns poucos visionários. Hoje, por todos os seus benefícios, elas estão pressionando praticamente todos os profissionais de TI para que atualizem suas habilidades e mantenham os negócios funcionando com tranquilidade.

A TI está em todos os lugares
Como CTO, vi tudo isso em primeira mão e acho importante disseminar o que acontece com a profissão de TI, tanto no nível micro quanto no macro, e reconhecer que os profissionais de TI são os heróis não celebrados dos negócios, que nos ajudam até mesmo com nossa tecnologia pessoal (sim, eu confesso).

Talvez você se enquadre nessa categoria também. Afinal, uma recente pesquisa da SolarWinds com quase 500 usuários de tecnologia no Brasil descobriu que a maioria (76%) esperava que os profissionais de TI de seus empregadores garantissem a “disponibilidade e a o desempenho consistentes” de seus dispositivos pessoais conectados a redes corporativas, às quais muitos de nós conecta uma média de três vezes mais recursos tecnológicos empresariais do que há 10 anos. Pense com que frequência você acessa o e-mail do trabalho em seu iPhone pessoal, conecta o Surface no Wi-Fi da empresa ou até mesmo conecta o Fitbit no notebook da empresa.

A pesquisa também mostrou que quase nove de cada 10 pessoas (87%) esperam que os profissionais de TI de seus empregadores garantam a disponibilidade e o desempenho consistentes dos aplicativos baseados na nuvem que usam no trabalho e quase seis de cada 10 (56%) diriam que é culpa dos profissionais de TI dos empregadores que eles não possam acessar esses aplicativos baseados na nuvem. Isso apesar do fato de que, em muitos casos, esses aplicativos na nuvem não estão de forma alguma sob o controle direto de nossos profissionais de TI, são propriedade dos fornecedores de aplicativos na nuvem e gerenciados por eles. É algo a se pensar todas as vezes que você carregar documentos ou fotos para a conta do Dropbox no computador da empresa e isso demorar mais do que deveria.

Por fim, a pesquisa demonstrou que muitos de nós trabalhamos remotamente, usando e nos conectando a recursos relacionados ao trabalho fora do escritório de nossos empregadores; na verdade, mais de 3/4 (77%) dos pesquisados faz isso regularmente. Não somente isso, mas a maioria de nós (72%) espera que toda a tecnologia usada ou acessada durante o trabalho remoto funcione tão bem quanto no escritório, apesar de haver outros fatores que afetam o desempenho da tecnologia e estão completamente fora do controle dos profissionais de TI nesse caso.

Podemos dizer que, hoje mais do que nunca, a TI está em todos os lugares.

E para que ela funcione bem e tudo o mais, embora pareça algo comum e contínuo para nós, é necessária uma série de sistemas de computadores complexos — o que nós no setor chamamos de “infraestrutura” — instalados e gerenciados por profissionais de TI no decorrer de incontáveis horas, muitas vezes, bem depois que o restante de nós já encerrou o expediente.

Vamos valorizar nossos profissionais de TI
Todos merecemos ser um pouco mais valorizados pelos papéis que desempenhamos para alcançar o sucesso.

Considerando a tremenda pressão em nossos profissionais de TI para nos capacitar durante o dia, combinada à tarefa monumental de manter-se atualizado com as mudanças que a tecnologia traz para os setores que atendem, sem contar seu próprio setor, espero que possamos agradecer juntos a todos os profissionais de TI por tudo o que eles fazem.

Fonte: CIO

Texto original:
http://cio.com.br/opiniao/2016/10/21/pare-e-pense-duas-vezes-sobre-sua-proxima-solicitacao-de-ti/