Quatro pontos para tornar projetos de Big Data operacionais

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Quatro pontos para tornar projetos de Big Data operacionais

Menos da metade dos projetos envolvendo grandes volumes de dados apenas cobrem os gastos.

White Button with Big Data Icon on Computer Keyboard. Information Concept.Estudo feito da Capgemini, em parceria com a Informatica Corporation, revelou que menos de um terço (27%) dos projetos de Big Data são lucrativos, e que a maioria das empresas ainda terá muito trabalho para obter o máximo retorno do seu investimento.

A pesquisa, que contou com a participação de 200 executivos do alto escalão das áreas de TI e gestão de dados, mostrou que 45% das iniciativas envolvendo grandes volumes de informações apenas cobrem os gastos e 12% dos respondentes indicaram que estão perdendo dinheiro (12% acreditam que ainda é muito cedo para saber).

Segundo o estudo, as organizações que mais têm feito progresso na operacionalização de seus eforços de Big Data são aquelas que possuem governança bem estruturada, abordagem de implementação disciplinada e executivos engajados.

“A lucratividade depende de quem é responsável pelo projeto”, indica o relatório, sinalizando que a possibilidade de ganhos “é duas vezes maior quando são os diretores operacionais e os de dados, e não os diretores de TI, que os lideram”.

Mesmo com mais da metade (52%) dos entrevistados afirmando que seus CIOs são responsáveis pela estratégia de Big Data, essa missão está passando para outros executivos, como o diretor operacional (20%), tecnológico (16%) e o de marketing (16%).

“O principal campo de batalha é claramente a liderança das iniciativas, espelhando o que já havíamos testemunhado com a transformação digital. No entanto, o estudo revela que muitas empresas ainda estão no meio do caminho para verdadeiramente tirarem proveito das análises geradas, citando as restrições orçamentárias e a integração como grandes desafios para a operacionalização”, analisa John Brahim, líder da divisão global de Insights & Data da Capgemini.

Ganhos operacionais
A pesquisa apontou, ainda, que as companhias que estão lucrando com as iniciativas de Big Data também tendem a ser mais eficientes na gestão da qualidade e da governança dos dados e melhores na aplicação das normas organizacionais.

Colocando em números, isso significa que três quartos (75%) das empresas lucrativas que responderam à pesquisa disseram que seu progresso na melhoria da qualidade e governança dos dados era excelente ou muito bom, se comparado com 50% no geral. A mesma proporção (75%) afirmou serem excelentes ou muitos boas na área de padronização e aumento da consistência por toda a empresa, frente a 47% no geral.

“Os resultados da pesquisa indicam uma correlação direta entre o uso de práticas de qualidade e governança dos dados e a geração de resultados positivos em projetos”, sentencia Amit Walia, vice-presidente executivo e diretor de produtos da Informatica.

O executivo afirma que, para obtenção de valor para o negócio de modo consistente e sustentável, é necessário fazer investimentos em quatro pilares da gestão de dados: integração, qualidade, governança e segurança do big data.

No azul
Outros resultados importantes do estudo revelam que 49% dos que indicaram grande envolvimento dos executivos disseram que suas iniciativas de Big Data são lucrativas, contra apenas 6% que não contam com apoio dos líderes corporativos.

Os três benefícios mais comuns das estratégias de análise de grandes volumes de dados são a capacidade de tomar melhores decisões (37%), colaboração e compartilhamento de informações (34%) e produtividade (33%).

Em geral, as restrições orçamentárias (44%) e a integração (35%) foram mencionadas como grandes desafios para quem deseja tirar proveito dos insights gerados pelo Big Data.

Quatro pontos para tornar projetos de Big Data operacionais
A Capgemini aplica um conjunto de princípios que são essenciais para tonar os projetos de Big Data operacionais.

  1. Garantir o apoio e a liderança dos executivos em iniciativas de Big Data. Nada abaixo do alto escalão será suficiente para promover uma mudança duradoura.
  2. Ampliar a arquitetura de informações com a modernização dos sistemas de armazenamento de dados e a integração de novas tecnologias de Big Data.
  3. Criar uma estrutura colaborativa de governança de dados que traga agilidade organizacional, incorporando, ao mesmo tempo, segurança e qualidade dos dados.
  4. Trabalhar com foco em uma cultura dinâmica, voltada a dados, que envolva tanto os executivos como os funcionários nos estágios iniciais do desenvolvimento, usando e aprimorando as soluções de Big Data.

Fonte:CIO

Texto original:
http://cio.com.br/tecnologia/2016/06/16/quatro-pontos-para-tornar-projetos-de-big-data-operacionais/