Software gera forte impacto econômico, aponta pesquisa

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

Software gera forte impacto econômico, aponta pesquisa

Somente na Europa, software foi responsável por ¢ 910 bilhões do PIB. Tendência também é vista no Brasil

software3-45483580A indústria de software tem forte impacto na economia, revela pesquisa da BSA | The Software Alliance em parceria com o The Economist Intelligence Unit (EIU). Para se ter uma ideia, somente na Europa, o software foi responsável por ¢ 910 bilhões do PIB, levando em conta impactos diretos e indiretos, em 2014. O número representa mais de 7% do produto interno bruto da região do período. Diretamente, os softwares somaram ¢ 249 bilhões ao montante.

Os dados da pesquisa levam em conta os 28 países que compõem a União Europeia. O estudo ainda indica que o setor é responsável por 3,1 milhões de empregos diretos na região. O número sobre para 11,6 milhões de vagas quando são contabilizadas vagas indiretas.

“O impacto econômico dos softwares é indiscutível, mas os verdadeiros ganhos estão em como indivíduos, empresas e governos estão usando seus recursos com mais eficiência, tomando melhores decisões e conquistando uma série de outros benefícios que impulsionam negócios e melhoram a qualidade de vida das pessoas graças a eles”, conta o Country Manager da BSA para o Brasil, Antônio Eduardo Mendes da Silva (“Pitanga”). Segundo ele, a tendência também é vista no Brasil.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), os investimentos da indústria de software no Brasil cresceram 30,2% em 2015 em relação ao ano anterior, chegando a U$ 12,3 bilhões. O Mercado de TI no Brasil, que engloba não apenas softwares, mas também hardware e serviços, aumentou 9,2% no mesmo período. O país é o que mais investiu no setor na América Latina: US$ 59,9 bilhões no mesmo ano.

“Os aplicativos de celulares, que são tão vitais para as nossas vidas, também são softwares”, lembra Pitanga. O executivo ainda acrescenta que a computação em nuvem e o armazenamento e análise de Big Data só são possíveis por meio de softwares.

Fonte: IT Forum 365

Texto original:
http://www.itforum365.com.br/noticias/detalhe/122344/software-gera-forte-impacto-economico-aponta-pesquisa