TI como serviço: ferramentas ‘in house’ conquistam empresas.

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

TI como serviço: ferramentas ‘in house’ conquistam empresas.

Por: Ana Paula Lobo.

Pesquisa realizada pela EMC, divulgada nesta quinta-feira, 28/08, durante o EMC Forum 2014, realizado em São Paulo, mostra que a TI como serviço é uma meta a ser alcançada pelas empresas brasileiras. Tanto é assim que 81% das companhias entrevistadas assumem que vão se tornar fornecedores ‘in house’ de serviços por demanda.

O levantamento mostra ainda que, em média, as corporações tem alcançado um dos cinco passos para a transformação da TI quando questionados sobre em que fase da jornada para a adoção da computação em nuvem estão. A adoção de cloud é definidad como estratégica por 65% dos entrevistados. E combinar a nuvem pública e privada é maneira considerada como a mais adequada para garantir agilidade e segurança.

E apesar de não terem rejeição à nuvem pública, há aplicações que não devem ir para essa modalidade. A principal delas é o ERP, com 29% das respostas. Depois aparece o planejamento financeiro, com 27% e, em terceiro, o gerenciamento de Recursos Humanos, com 19%. Mas a adoção das megatendências – big data, cloud, mobilidade e social – exigem uma melhor qualificação profissional.

Tanto é assim que para 76% dos entrevistados com a TI ganhando relevância é preciso investir na formação e/ou treinamento das equipes ligadas à Tecnologia. Esses profissionais terão de estar capacitado para entender os impactos da análise dos dados em tempo real, das mídias sociais e da mobilidade nos próximos 24 meses. A pesquisa da EMC Brasil ouviu 92 empresas brasileiras.

Fonte: Convergência Digital.
Texto original:
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=37662&sid=5#.VA7ttfldX9g