A transformação digital é apenas o primeiro passo

Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

A transformação digital é apenas o primeiro passo

Assim como as as empresas do século 21 terão que ser inteiramente ágeis e não apenas parcialmente ágeis, a transformação digital não irá ocorrer se ficar restrita a um enclave isolado da empresa, como dentro de um innovation lab” que não se integra com a organização

Por: Cezar Taurion

O desafio da transformação dos negócios através da transformação digital já faz parte da discussão dos executivos nas mais variadas organizações. É tema central de inúmeros eventos. Uma busca no Google pelo termo “Digital Transformation” nos retorna mais de 4.600.000 resultados. Algumas empresas já estão desenvolvendo ações como a criação de incubadoras e de “innovation labs”, mas em algumas destas experimentações, pelo menos no universo das que conheci, falta uma definição clara do “day after”, ou seja, o que fazer com os resultados destas iniciativas.

A questão chave é como transformar uma empresa sólida, com um modelo de negócios bem estabelecido, que está se engajando em ações digitais inovadoras, em uma empresa realmente digital. Uma transformação digital não ocorre se ela ficar restrita a um enclave isolado da empresa, como dentro de um “innovation lab” que não se integra com a organização, processos e sistemas atuais.

Uma sugestão para melhor entender o tamanho da disrupção e quão rápido deve ser a ação ou reação da empresa é analisar o potencial da transformação digital sob três camadas:

a) As mudanças na infraestrutura ou fundações que alicerçarão a transformação digital, como uso de Cloud Computing, analítica avançada, DevOps, apps móveis, etc. Em que estágio estou neste caminho irreversível? Esta é base tecnológica (lembram-se dos já obsoletos acrônimos como CAMS?) para se fazer mudanças nos processos e modelos de negócio. Sem ela não se vai a lugar nenhum. Se você ainda não andou nesta direção, corra, pois está muito atrasado.

b) As mudanças nos elementos básicos do negócio, como o impacto do conceito de banco digital nos bancos e do omnichannel no varejo. Como minha empresa está considerando esta realidade? Esta camada afeta a organização como um todo e eventualmente pode afetar modelos de negócio. Estas mudanças já estão aparecendo aqui e ali. Na verdade, a corrida já começou. O CMN (Conselho Monetário Nacional) do Banco Central já autorizou a abertura e encerramento de contas totalmente na forma digital, sem, que em nenhum momento, seja necessário a presença física na agência. Em breve bancos que não implementarem esta facilidade perderão espaço.

c) As fronteiras da disrupção, onde as grandes mudanças estarão ocorrendo, como por exemplo o impacto dos veículos autônomos no ecossistema da indústria automotiva e adjacentes, como seguradoras. Que estou fazendo em relação a isso? Esta camada transforma de forma significativa os modelos de negócio. Por exemplo um fabricante de veículos se transformando em empresa de prestação de serviços de deslocamento ou os veículos autônomos acabando com o modelo de seguros individuais. No setor financeiro, temos, por exemplo os empréstimos P2P que mudam atual o modelo de negócios.

O desafio é que digital está se tornando tão ubíquo, afetando significativamente o comportamento da sociedade, consumidores, modelos de negócio, estruturas organizacionais e processos, que fica difícil saber por onde começar.

Uma empresa digital tem estrutura organizacional e processos diferentes das empresas criadas no mundo pré-Internet. É mais voltada para experimentações e riscos. É mais aberta a ideias vindas de fora, criando condições de constantes desafios de mudanças.

Mas, mudar uma estrutura organizacional estabelecida e consolidada por décadas não é uma tarefa simples.

Porque não começar a mudança pela área de TI? É um setor que usa intensamente tecnologia (é sua matéria prima) e pode emular, com adaptações, os modelos organizacionais das empresas de tecnologia da Internet. A partir daí, este modelo ágil pode se espalhar por toda a organização. Um exemplo muito interessante é o modelo da Spotify, como mostrado no artigo “Scaling Agile@Spotify with Tribes, Squads, Chapters & Guilds”. O modelo Spotify é voltado a desenvolvimento e entrega ágil e contínua, uso intenso de Cloud e, portanto, tem uma estrutura organizacional desenhada a partir destas premissas. Os setores de TI tradicionais foram estruturados para replicar a estrutura da empresa da qual fazem parte e consequentemente não conseguem suportar adequadamente os modelos ágeis em sua plenitude.

A tentativa atualmente mais popular de tornar a TI mais ágil é a proposta da “TI bimodal”. Todos falam nela, mas vejo uma falha em seu conceito. Este modelo propõe dividir a TI em dois pedaços, um que mantém o modelo atual, e outro, ágil, basicamente voltado para apps móveis. Esta divisão negligencia o fato que as empresas do século 21 tem que ser inteiramente ágeis e não apenas parcialmente ágeis. As empresas que nasceram no mundo da Internet não são bimodais, porque não tem o legado para arrastar. São 100% ágeis. Um exemplo é a velocidade que a TI da Amazon entrega código: uma entrega a cada 11,6 segundos! Vejam o vídeo de 2011, “Velocity Culture” que explica como eles fazem isso. Observem que é um modelo inserido no DNA da TI e da empresa. A velocidade de entrega de código afeta os processos de negócios que por sua vez, demanda mais velocidade de entrega. É um ciclo contínuo entre TI e o negócio. A transformação digital é isso: permitir que a empresa seja quase toda ou inteiramente baseada em processos digitais.

O modelo bimodal, que mantém um sistema duplo, em que as empresas constroem lentamente a estabilidade dos sistemas de backoffice, enquanto lançam rapidamente produtos digitais não atende mais as demandas dos negócios, e os processos e mudanças organizacionais do mudo digital, como proposto pela que chamamos Quarta Revolução Industrial, termo que se disseminou a partir do último Fórum Econômico Mundial, em Davos. Sugiro ler o texto “This is the business model needed to master the Fourth Industrial Revolution” para entender que em um mundo de exponencialidades, modelos lineares tornam-se obsoletos. O bimodal propõe manter a linearidade para os sistemas corporativos de TI, pois parte do pressuposto que o negócio continuará com modelos e processos lineares. Mas as empresas, mais cedo ou mais tarde, irão se transformar em empresas exponenciais. Recomendo a leitura do excelente livro “Exponential Organizations: Why new organizations are ten times better, faster, and cheaper than yours (and what to do about it)”. Eu já escrevi alguns artigos sobre o assunto e destaco o “Anatomia das Organizações Exponenciais”, que faz um resumo rápido de como serão estas organizações.

O modelo bimodal isola funções de negócios, relegando as responsabilidades de gestão da mudança apenas para a TI.  Este é o ponto falho. A transformação digital acontecerá na empresa como um todo e não apenas na TI.  O resultado é que este modelo, em vez de benefícios, tende a aumentar o fosso entre o CIO e as áreas de negócio. O modelo bimodal estigmatiza o grupo encarregado dos sistemas de backoffice, que continuam atuando de forma mais lenta do que o grupo encarregado da construção de tecnologias digitais, que se sentem à margem das inovações e da transformação digital. O bimodal cria na prática um sistema de castas, com os profissionais encarregados dos sistemas atuais tendo a percepção de que não são inovadores. Isso cria uma cultura perigosa que pode levar a arquiteturas concorrentes e conflitantes. Uma empresa exponencial tem uma única arquitetura de sistemas, que permite a exponencialidade e, portanto, não pode ser segregada em partes. Tem que ser um único grupo.

Entretanto, todos sabemos que mudar uma empresa de grande porte, consolidada, não é fácil. O mesmo acontece com a TI corporativa, estruturada com processos e práticas solidificadas ao longo de décadas. Mas, mais cedo ou mais tarde temos  que começar a mudar a cultura de TI. Bimodal pode ser o primeiro passo, mas não deve ser o objetivo final. A questão que deve ser respondida é por quanto tempo ainda manteremos os dois mundos (o do backoffice e o da inovação digital) trabalhando separadamente. Fazê-los trabalhar juntos é algo realmente desafiador.

Não existe “receita de bolo”, mas cada empresa, seu CEO e CIO devem buscar o seu próprio caminho.  Podem, por exemplo, criar um “challenger board” onde executivos de dentro da corporação, de outros setores de indústria (a quarta revolução industrial elimina as fronteiras entre as indústrias) e nativos digitais, criadores de startups, podem ajudar a desenhar e monitorar a estratégia digital da empresa. A vantagem de trazer gente de fora é que fica mais fácil propor eventual canibalização de produtos e serviços existentes, pois eles não têm vínculos emocionais com tais negócios.

Enfim, o ponto mais importante deste artigo é que transformação digital é apenas o primeiro passo. TI passa a ser o negócio. E com o negócio caminhando para ser digital e, portanto, exponencial, a TI deve agir de forma exponencial. Se a empresa operar na velocidade exponencial, o modelo bimodal, se tornará automaticamente anacrônico. Use-o apenas como primeiro degrau. Não como objetivo.

Fonte: CIO

Texto original:
http://cio.com.br/gestao/2016/04/26/a-transformacao-digital-e-apenas-o-primeiro-passo/